Reamilton organiza palestras sobre cuidados com a saúde mental

por fernanda — publicado 27/01/2021 12h15, última modificação 27/01/2021 12h22

Na manhã desta quarta-feira (27.jan), o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), idealizou palestras na Câmara Municipal em alusão ao "Janeiro Branco".

O objetivo foi chamar atenção para campanha brasileira iniciada em 2014 voltada para o tema da saúde mental na vida das pessoas.

Além de Reamilton Espíndola, estiveram presentes os vereadores Domingos Paula (PV), Andreia Rezende (SDD) e doutora Trícia Barreto (MDB), Janaína Athayde, vice-presidente da Associação dos Autistas de Anápolis e ainda o psicólogo Wesley Venâncio.

Reamilton declarou que a pandemia chamou atenção para a saúde mental das pessoas de todas as idades. "O Brasil é o segundo nas estatísticas de casos de doenças mentais. Fica atrás apenas nos Estados Unidos, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde", citou.

A vereadora doutora Trícia comentou o aumento de pacientes que estão buscando ajuda especializada nos consultórios de psiquiatria e psicologia. "Temos que estar atentos aos sinais do nosso corpo. Qualidade de vida é cuidar da saúde física e mental", destacou.

Andreia Rezende elogiou a iniciativa de Reamilton e lembrou que o parlamentar tem uma bandeira importante para trabalhar na Câmara Municipal. "Da saúde mental, das pessoas com deficiência. O Legislativo está bem representado nessa causa", disse.

Janaína Athayde, esposa do vereador Reamilton, falou sobre a importância da ajuda especializada para pacientes com transtornos mentais. Mas o suporte deve ser oferecido também para a família. Mãe de autista, ela revelou que já teve quadro de depressão, mas com ajuda adequada, conseguiu superar e melhorar a sua qualidade de vida e também da sua família.


"Não é fácil. As pessoas sofrem de ansiedade, de depressão, de pânico. As pessoas sofrem quando seus familiares estão acometidos com essas doenças. Então o tema saúde mental deve sim ser discutido pelo poder público, dentro de casa, e ser pensado por cada indivíduo de acordo com as suas necessidades, seus sentimentos, suas condições. Não deixe guardado, busquem ajuda", orientou.

Já o psicólogo Wesley Venâncio explicou que infelizmente, ainda hoje, pacientes com transtorno mental são discriminados, e que o tema não pode ser estigmatizado. "As pessoas adoecem o corpo, as pessoas adoecem a mente. Cada indivíduo reage a sua maneira dentro das situações do dia-a-dia. Essa pandemia está mexendo muito com a vida de todos. O mundo está com medo, com medo da doença, com medo da morte, com medo de perder pessoas queridas. Então existem psicólogos, médicos, profissionais para oferecer ajuda. Não deixem passar da hora", concluiu.

 

registrado em: