Reamilton Espíndola participa da campanha Novembro Azul organizada pela Faculdade Anhanguera
Reamilton Espíndola foi parceiro das atividades educativas e universitárias de professores e alunos dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia, da Faculdade Anhanguera. Eles acompanharam e auxiliaram na prestação de serviços, como aferição de pressão arterial e orientações direcionadas ao “Novembro Azul”.
A Câmara, por meio de Reamilton Espíndola, agradeceu a Dienit Veríssimo Rodrigues Pereira, do curso de Enfermagem, e a Cristiane Maria dos Santos Cunha, docente de Fisioterapia, pela coordenação das atividades.
“Previna-se! É importante a prevenção e o cuidado necessário para combater a doença”, lembrou Reamilton Espíndola, da morte do seu pai, ocorrida há três meses. Segundo o vereador, presente nesta quinta-feira (4.nov), na Praça Americano do Brasil, o câncer em seu pai foi descoberto em estágio avançado e o diagnóstico mostrou o avanço da metástase em todo o corpo, dificultando o tratamento.
A Campanha Novembro Azul, responsável pela conscientização do câncer de próstata, doença acometida aos homens, apareceu no ano de 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, a fim de chamar atenção para a saúde masculina.
Esse movimento tem como finalidade orientar a comunidade masculina acerca da importância da prevenção e da detecção precoce de câncer de próstata e pênis.
O câncer de próstata permanece como a neoplasia sólida mais comum e a segunda maior causa de óbito oncológico no sexo masculino.
Mas o que é a próstata?
Glândula que faz parte do sistema de reprodução masculina, a próstata é responsável por produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides.
Está situada logo abaixo da bexiga e à frente do reto, sendo atravessada pela uretra, canal que se estende desde a bexiga até a extremidade do pênis e por onde a urina é eliminada. É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Foto: Divulgação