Projeto de Lisieux Borges sobre atendimento de urgência é apoiado por coordenadora do Samu

por Orisvaldo Pires publicado 11/05/2021 15h06, última modificação 11/05/2021 15h06
A diretora de Urgência e Emergência do município e coordenadora geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Eliane Moreira, na sessão ordinária desta terça-feira (11.mai), avaliou como “importante” projeto de iniciativa do vereador Lisieux José Borges (PT) que autoriza o Samu a conduzir pacientes para unidades de saúde privadas.
Projeto de Lisieux Borges sobre atendimento de urgência é apoiado por coordenadora do Samu

Projeto de Lisieux Borges sobre atendimento de urgência é apoiado por coordenadora do Samu

Eliane Moreira esteve na Câmara a convite de Lisieux José Borges, como forma de ampliar o entendimento sobre seu projeto. “Levei a matéria à Secretaria de Saúde e ao Samu, que entenderam sua importância, pois abre um canal de interação com a rede privada de saúde”, disse o vereador. A intenção, segundo ele, é otimizar o atendimento do Samu.

A responsabilidade do Samu, explicou Eliane Moreira, é  organizar e reorganizar a rede de atenção às urgências, “pois é a porta de entrada ao atendimento, que promove independente de classe social, em qualquer lugar, e garante que o usuário do SUS utilize o serviço”. Segundo ela o Samu de Anápolis é reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência para o Brasil.

A atual gestão municipal, lembrou a coordenadora do Samu, tem “carinho, respeito e responsabilidade com este serviço”. Disse também que a responsabilidade do atendimento primário, e leva o paciente da rua para a unidade de saúde. E ainda faz o atendimento secundário, intra-hospitalar. “O teor do projeto do vereador Lisieux Borges Faz cumprir o direito constitucional do cidadão”, ressaltou.

Eliane Moreira evidenciou outro ponto que julga essencial no projeto: respeito à autonomia do médico regulador. Segundo ela 40 por cento das ligações recebidas pelo Samu não são de urgência e emergência. Assim o médico regulador tem o dever de orientar a melhor condução ao paciente. O Samu tem equipes especializadas nas unidades Básica e Avançada, e conta com um Núcleo de Ensino, que assegura a capacitação e qualificação continuada dos profissionais.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)