Projeto de Andreia Rezende que cria política pública de doação de aparelhos de pressão é aprovado

por Assessoria do Gabinete — publicado 08/05/2024 16h35, última modificação 08/05/2024 16h36

A vereadora Andreia Rezende (Avante) é autora do projeto de lei que cria uma política pública para fornecer gratuitamente medidores de pressão digital a hipertensos de baixa renda em Anápolis. O projeto foi aprovado em segunda votação na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (05.mai) e agora segue para o Executivo Municipal para sanção do prefeito.

Os graves problemas de saúde relacionados à hipertensão arterial são uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Cerca de 24% dos adultos sofrem de hipertensão, sendo mais comum em idades avançadas. A falta de acesso a aparelhos de monitoramento é um desafio, especialmente para pessoas de baixa renda. Uma abordagem similar à distribuição gratuita de medidores de glicemia para diabéticos pode ser benéfica.

Andreia ressalta a necessidade de políticas públicas que beneficiem todas as esferas da população, especialmente na área da saúde pública e no acesso aos serviços essenciais, como a medição da pressão arterial. Ela destaca que cidadãos de baixa renda enfrentam dificuldades para acessar esse serviço, tendo que se deslocar para postos de saúde ou pagar em farmácias. O problema é agravado pelo "efeito do jaleco branco", onde as leituras de pressão podem ser alteradas em ambientes médicos.

A vereadora informa ainda que já existe previsão no orçamento já aprovado pela Câmara Municipal para essa finalidade, além da parceria com o deputado estadual Amilton Filho, que destinou recursos especificamente para subsidiar os custos desse projeto.

"Para nós, é motivo de grande alegria avançar em políticas públicas que façam a diferença e beneficiem, de fato, a vida de cada anapolino e anapolina. Garantir o acesso a esses aparelhos que auxiliam no cuidado e prevenção do agravamento dos problemas de pressão arterial é essencial para avançarmos no controle dessa doença," destaca a vereadora, e conclui: "Agradeço ao deputado estadual Amilton Filho pela destinação de uma emenda parlamentar impositiva de R$ 200 mil para a aquisição desses aparelhos, possibilitando a agilidade e início da efetividade do projeto. Agradeço também aos demais vereadores que abraçaram essa causa tão importante e aprovaram nosso projeto de lei.", conclui a vereadora.

Gabinete Andreia Rezende

Conteúdo de responsabilidade da vereadora e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

 

registrado em: ,