Projeto de Jean Carlos que pede temporizadores em semáforos é aprovado em plenário
O texto foi aprovado em plenário e depois de votação em segundo turno segue para sanção do chefe do Poder Executivo.
Jean iniciou seu discurso frisando que é favorável ao sistema eletrônico de fiscalização. “Em dois anos sem os equipamentos, observamos que em muitos locais era importante o retorno. A fiscalização é necessária, que tenhamos limites para que tenhamos ordem. E foi importante para o trânsito, que pelo número de veículos e crescimento da cidade, exige cuidados”.
O vereador ressaltou que os temporizadores já existem em várias cidades, em algumas em larga escala. “Facilita para o condutor, que tem o tempo exato para transpor o cruzamento. Proporciona mais segurança ao motorista”.
Jean Carlos ressaltou que existem três controles de fiscalização nos semáforos: velocidade, sinal vermelho e faixa de pedestre. “E na correria do dia a dia a velocidade é ultrapassada, param na faixa ou acabam sofrendo colisão traseira por freada brusca”, prosseguiu.
Nesse sentido, disse Jean, seu projeto “simplesmente fala que o Executivo poderá implementar, de acordo com cronograma e disponibilidade financeira, o equipamento que informa tempo para mudança de sinal, sobretudo naqueles que tenham detector de avanço de sinal vermelho”.
“A gente não determina ou obriga nada no projeto, mas que o município priorize esses equipamentos à medida que instala novos detectores de avanço de sinal. Esse é um clamor da população, que garante segurança e evolui usando a tecnologia disponível”, concluiu Jean Carlos.