Professora Geli repercute visita que vereadores da Comissão de Saúde fizeram ao Huana
Durante discurso na tribuna do plenário durante a sessão ordinária desta terça-feira (26.mar), a Professora Geli Sanches (PT), disse que os vereadores que fazem parte da Comissão de Saúde da Casa visitaram o Hospital Estadual de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana).
"Fomos conferir o que está sendo repercutido na cidade nos últimos dias em relação ao fechamento de 22 leitos da instituição - 16 de enfermaria e 6 de UTI's. E confirmamos que, realmente existe essa desativação mesmo", lamentou.
Geli disse que a explicação recebida pela Comissão de Saúde é que esses leitos fazem parte de um projeto de extensão aos atendimentos do hospital. "Porém, o Governo do Estado não repassou verbas para a manutenção dessa parte do Huana, por isso ficou enviável mantê-la em funcionamento", falou.
Segundo a parlamentar, o Huana que funcionava com 102 leitos, agora atua com 80. A vereadora do PT lamentou a situação e disse que essa diminuição de leitos prejudica a saúde pública municipal.
"O que vimos nos assustou muito. Leitos preparados para receber pacientes, mas que não funcionam por falta de recursos financeiros", reforçou.
Ainda em seu discurso a professora evidenciou que a Fundação de Assistência Social de Anápolis avisou ao Governo de Goiás que deixaria a gestão do Huana em breve.
"No comunicado divulgado pela instituição, a Fasa deixaria a gestão do Urgências em três meses. O tempo está correndo. No dia 21 de maio encerra esse prazo e, pelo que sabemos, até agora o Governo do Estado não tomou providências sobre o assunto. Não chamou a Fasa para conversar, nem falou sobre o chamamento de outra instituição para tomar conta do hospital", concluiu.