Professora Geli repercute notas do Ideb: só valorização do professor vai garantir educação de qualidade

por marcos — publicado 04/09/2018 11h06, última modificação 04/09/2018 11h06
Professora Geli repercute notas do Ideb: só valorização do professor vai garantir educação de qualidade

Professora Geli destaca importância de investimentos na educação pública (Crédito foto: Ismael Vieira)


A vereadora Professora Geli (PT) repercutiu na tribuna, nesta terça-feira (4.set), os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), e ressaltou que o investimento na valorização dos professores está intimamente ligado à qualidade no ensino oferecido às crianças e jovens.

Geli afirmou que ainda não há muito que se comemorar no ensino médio em todo o Brasil e em Goiás, embora a média estadual tenha sido maior que a nacional. “No Brasil o Ideb foi de 3,5, enquanto a meta era de 4,4. Em Goiás, a nota alcançada foi de 4,3”, explicou.

Segundo a vereadora, a média goiana acima da meta nacional é fruto do empenho de professores e diretores de escolas, e não de investimento maciço por parte do governo estadual. “As escolas estaduais estão sucateadas. Inclusive, fiquei encantada com o índice de uma unidade de Anápolis que nem tem sede própria. A nota é fruto do bom trabalho dos professores e diretores”, discursou.

Professora Geli também falou do Ideb do ensino municipal. No Brasil a nota foi 5,6, enquanto a meta era de 5,1. Em Goiás, o índice foi de 5,9, enquanto a meta era de 5,5. Já em Anápolis, cuja meta era de 5,7, a nota alcançada na avaliação do 5º ano alcançou 6,3.

“É o resultado da aplicação na educação nos anos anteriores, já que a avaliação é de 2017, com base nos anos anteriores. A aplicação na educação municipal ao longo dos últimos governos resultou nesse índice. Isso mostra a responsabilidade do poder público, que mudou a realidade da nossa cidade”, disse a vereadora.

Professora Geli destacou o desempenho de duas escolas municipais: Escola Paroquial Santo Antônio, com Ideb de 7,7, e Escola Maria Elizabeth Carneiro Lisboa, com Ideb de 6,8.

O Ideb é composto da soma das notas da Prova Brasil (teste de matemática e português aplicado a alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e a estudantes do 3º ano do ensino médio) com a taxa de aprovação — esta é a diferença relevante em relação ao Saeb, outro indicador oficial divulgado na semana passada.