Professora Geli exalta figura do professor e destaca desafios da categoria em Anápolis

por marcos — publicado 15/10/2019 16h05, última modificação 15/10/2019 16h05
Professora Geli exalta figura do professor e destaca desafios da categoria em Anápolis

Vereadora Professora Geli Sanches, do PT (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (15.out), a vereadora Professora Geli Sanches (PT) frisou a importância de se falar em educação, de mencionar sempre a luta do professores e exaltar a figura desse profissional tão importante e necessário para a formação da sociedade.

No Dia do Professor, a parlamentar fez um tributo aos docentes, mas também ressaltou os desafios que eles ainda hoje enfrentam em Anápolis. Para ela, não se pode colocar sob responsabilidade do educador os problemas sociais. Na verdade, disse, ocorre o contrário: a falta de educação que gera esses entraves, que desembocam em sala de aula.

"E o professor jamais deixará um aluno de fora da sua sala de aula por um problema, e podemos destacar a violência e a falta de alimentos em casa [como fatores]", ressaltou. Segundo Geli, o bom professor está sempre preocupado com tudo, pois sabe que essa visão ampla que fortalece o ensino, transformando vidas, formando "verdadeiros cidadãos".

A vereadora defendeu que os governantes - do município, do estado e do país - sejam conscientes da importância de se colocar em prática as diretrizes dos planos municipais de educação. "Governante que não coloca as metas estabelecidas, não conhece esses planos, que são fundamentais", explicou.

Professora Geli comentou ainda que uma lei aprovada pela Câmara, de sua autoria, que cria o Fórum Municipal de Educação, ainda não foi colocada em prática na cidade. "E seria o local ideal para se debater as bandeiras do setor", completou.

"Outra questão é o Piso Nacional de Educação, que foi criado para olhar as desigualdades de ganho e valorizar o professor. Infelizmente na nossa cidade, até a presente data, os professores não tiveram reajuste do ano de 2019", frisou a vereadora.

Mas segundo Geli, apesar das dificuldades, nenhuma delas tira do professor a alegria de ensinar, "de estar na sala de aula acreditando no potencial de cada um, de transformar vidas, de auxiliar cada criança e jovem".

Ela falou ainda que tem orgulho de dizer que é professora. "É a minha primeira formação acadêmica: professora do ensino fundamental, da rede de ensino de Anápolis. A todos nessa data, o meu reconhecimento, a minha luta, o meu aplauso".

Comenda
A vereadora Professora Geli também abordou na tribuna a entrega da Comenda Nadyr de Souza Andrade, em sessão solene realizada pela Câmara Municipal na noite de segunda-feira (14.out), no Salão Nobre Richard Edward Senn, na Unievangélica.

"Foi o primeiro projeto que apresentei na Câmara, no meu primeiro mandato. A criação da Comenda Nadyr e outro, que também é realidade, a transmissão das sessões por Libras. Alegra-me muito ter esses dois projetos como realidade. Foi salutar entregar a comenda ontem em um ambiente de educação, que oferece cursos de licenciatura em pedagogia, um ambiente agradável, de confraternização", discursou.