Professora Geli diz que professores vão perder dobras com a contratação de temporários

por marcos — publicado 05/08/2019 15h59, última modificação 05/08/2019 15h59
Professora Geli diz que professores vão perder dobras com a contratação de temporários

Professora Geli diz que professores vão perder dobras com a contratação de temporários (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Professora Geli (PT) disse na tribuna, nesta segunda-feira (5.ago), que a Secretaria Municipal de Educação comunicou aos professores que estavam dobrando o turno nas escolas públicas, que eles não farão mais esse turno extra, pois serão substituídos por docentes que serão contratados em regime especial.

Geli informou que a decisão pegou os profissionais da rede municipal de surpresa, a maioria inclusive já tinha se planejado nesse segundo semestre, pois o dinheiro que chega a mais com a dobra complementa o salário, que segundo a vereadora não teve o reajuste de 2019 conforme a categoria esperava.

Os professores temporários serão contratados a partir de lei do Executivo aprovada na Câmara Municipal em sessão extraordinária no mês de julho. “O projeto de lei não falava que era para substituir dobras existentes, mas sim que o objetivo desses professores em caráter provisório, temporário, com salário abaixo do piso nacional, seria para os dois Cmeis inaugurados. Fomos tomados de surpresa”.

Professora Geli contou que conversou com o secretário municipal de Educação, Alex Martins, sobre a perda desses professores, que já tinham se programado nesse segundo semestre, e que espera sensibilidade por parte do prefeito Roberto Naves (PTB) e do secretário da Fazenda, Geraldo Lino.

“Estamos em ano de Ideb. Tirar professor que está preparado e colocar outro que ainda vai precisar se preparar, acaba prejudicando a nossa educação. Esperamos que o poder público possa se sensibilizar”, concluiu a vereadora.