Professora Geli defende mais debates antes da renovação de contrato com a Saneago

por marcos — publicado 03/02/2020 16h41, última modificação 03/02/2020 16h41
 Professora Geli defende mais debates antes da renovação de contrato com a Saneago

Vereadora Professora Geli, do PT (Foto: Ismael Vieira)

A vereadora Professora Geli (PT) também repercutiu na tribuna, nesta segunda-feira (3.fev), a audiência pública da semana passada, realizada pelo Poder Executivo, que debateu o contrato de programa que a Saneago quer assinar com Anápolis, renovando a concessão do serviço de água e esgoto por mais 30 anos.

Em sua fala, a vereadora lembrou que em 2018 a Câmara aprovou a autorização para que o prefeito possa assinar o documento, inclusive mesmo antes do vencimento do atual contrato (2023), com votos contrários dela, dos vereadores Jean Carlos (PTB), Lélio Alvarenga (PSC) e Luiz Lacerda (PT), e do hoje deputado estadual Antônio Gomide (PT).

Naquele momento, prosseguiu Geli, o projeto de lei chegava a Casa em uma sessão extraordinária, sem tempo para um debate mais profundo sobre a questão. Sobre a audiência pública, a vereadora lembrou que é uma exigência da legislação, importante, mas apenas um encontro não é suficiente para esgotar o tema.

“Interessante observar que o valor que eles [Saneago] propõem para investir na cidade é muito menor do que eles vão arrecadar aqui no mesmo período”, continuou Professora Geli.

Servidores
A vereadora falou ainda que o mês de janeiro chegou ao fim sem que o prefeito convocasse uma sessão extraordinária, como acontecia no passado, para votar o reajuste salarial de professores e demais servidores da rede municipal.

Professora Geli ressaltou que há uma comissão constituída por decreto para discutir o tema, mas que acabou se reunindo poucas vezes. “É bom frisar que foi uma proposta do Executivo, falada na campanha, de equiparação de ganhos entre professores e demais servidores”, disse.

Segundo ela, somado o reajuste que é preciso dar esse ano de acordo com o piso nacional da educação aos percentuais não pagos em 2018 e 2019, a reposição para os professores precisa ser de 17,51%. “Se há a promessa do prefeito de haver equidade, o mesmo reajuste deveria ser para servidores e profissionais da educação”, completou.

A vereadora conclamou que todos lutem para que esse reajuste possa ser encaminhado para a Câmara Municipal. “O slogan é planejamento e ação. Gastou-se R$ 3 milhões com o Natal de Coração, a iluminação foi colocada em muitos lugares às vésperas do dia 25 de dezembro – se a prioridade foi essa naquele momento, agora é preciso valorizar o servidor. O planejamento deveria ter sido feito antes”, disse Professora Geli.