Professor Marcos se posiciona contra alterações em plano de carreira de professores da rede estadual
Em discurso na tribuna, na sessão desta quarta-feira (23.out), o vereador Professor Marcos (PT) colocou seu mandato à disposição dos professores da rede estadual, que estão diante da possibilidade de perda de conquistas a partir da aprovação de projeto de lei na Assembleia Legislativa que modifica o Plano de Carreira da categoria.
Marcos informou que se a propositura for aprovada, a Secretaria de Estado da Educação poderá retirar a gratificação do professor que esteja afastado das atividades. “Quero lembrar que situações de afastamento nem sempre são pela vontade do profissional”, frisou o vereador.
Outra modificação é tirar o direito do professor efetivo, aprovado em concurso, de escolher a escola que gostaria de trabalhar. Para o vereador, essa prerrogativa de escola que existe atualmente possibilidade ao docente estar na sua comunidade, onde tem melhor conhecimento da realidade, e até mesmo trabalhar na escola onde ele estudou, com laços afetivos importantes no exercício da sua profissão.
O projeto de lei também tira a possibilidade de titulação de professores que façam mestrado ou doutorado fora do país. “Isso é uma incongruência, pois vivemos em um mundo globalizado. Se o professor da rede estadual estudar fora, não terá seu certificado aceito para a titulação”, ressaltou Professor Marcos.
Além disso, a mudança na lei quer fazer com que progressões deixem de ser automáticas e só possam ser concedidas quando houver vagas para isso.
“Por esses motivos a gente se posiciona contra e colocamos nosso mandato à disposição para essa luta, com o Sintego, com a deputada Bia e com os nossos deputados. Acredito que eles terão sensibilidade em fazer esse debate. São cerca de 2 mil professores somente aqui na cidade de Anápolis”, finalizou o vereador.