Professor Marcos conclama sociedade a participar da aliança proposta pelo presidente Lula no G20 sobre combate à fome e à pobreza
Professor Marcos conclama sociedade a participar da aliança proposta pelo presidente Lula no G20 sobre combate à fome e à pobreza
O vereador Professor Marcos Carvalho (PT) comentou, na sessão ordinária desta terça-feira (19.nov), sobre a abertura da Cúpula do G20, quando o presidente Lula propôs a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Mensagem dirigida a todos os países, instituições financeiras e organizações da sociedade civil de todo o mundo.
Segundo ele, a iniciativa conta com 147 membros, sendo 81 países da União Europeia e 64 membros oriundos de organizações da sociedade civil e instituições financeiras. “O presidente Lula ressaltou que a fome não é um problema de escassez, mas, sim, uma decisão política”, comentou o vereador.
Professor Marcos entende que é possível que o Brasil faça seu dever de casa, para se retirar do mapa da fome até 2026, “em 2014 nós cumprimos esse objetivo”. Lembra que o objetivo é tirar pelo menos 500 milhões de pessoas da linha da pobreza e que isso pode ser feito por meio dos programas de transferência de renda e refeições escolares.
O exemplo brasileiro, disse Marcos, será utilizado pela Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. A estimativa é retirar 150 milhões de crianças da dificuldade no mundo, captando recursos dessas organizações internacionais.
O parlamentar revela que os programas sociais brasileiros serão utilizados como modelo nessa ação mundial, entre eles o Cadastro Único (CadÚnico), o Bolsa Família, e os programas sociais e de saúde, “interligados em uma grande rede de desenvolvimento social, o governo brasileiro volta a ter protagonismo no mundo, comandando a mesa de negociações”.
(Foto – Ismael Vieira)