Professor Marcos Carvalho ressalta criação de 25 vagas de licença para aprimoramento na Secretaria de Educação
“É uma preocupação. Temos diálogo com vigias, que estão nas escolas e na administração centralizada, eles nos tem como parceiros”, ressaltou o vereador.
Sobre os agentes administrativos, Marcos disse que é uma categoria grande na administração, que fica distribuída e muitas vezes é invisível. “Tem uma súmula vinculante que não permite migrar de carreira, mas é preciso pensar em mudanças no Plano de Cargos para contemplar esse grupo”, disse.
O vereador também falou de um trabalho da Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis (Sinpma) e Poder Legislativo, em que ele é representante. Foram garantidas 25 vagas de licença para aprimoramento.
“Até julho deste ano os professores dependiam de aprovação, sem quantitativo, para fazer mestrado e doutorado com remuneração. Agora podem sair para esse aprimoramento. Tem critérios, claro, mas é um avanço positivo. Quando o professor cursa mestrado e doutorado investe em pesquisa, aprimora a prática pedagógica e os 36 mil alunos da rede municipal que ganham”, ressaltou.
Professor Marcos disse que segue acompanhando a convocação de aprovados no concurso da Educação, entre 300 e 400 pessoas, na sua maioria mulheres, formadas em Pedagogia. “É importante ter professor efetivo, com concurso e prova de títulos, com rege a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”, explicou.
O vereador do PT também parabenizou a Mesa Diretoria da Câmara pela entrega do novo plenário Teotônio Vilela. “Parabenizo pelas mudanças. Concordando ou não, discordando às vezes, são perceptíveis as mudanças. Eram nove alugueis, uma estrutura desorganizada historicamente, e agora chegamos em uma estrutura um pouco melhor”, completou.