Professor Marcos agradece votação de projeto de sua iniciativa que protege mulheres na realização de exames de saúde
Professor Marcos agradece votação de projeto de sua iniciativa que protege mulheres na realização de exames de saúde
Professor Marcos chamou atenção para o aumento considerável de casos de violência contra a mulher no Brasil. Citou dados publicados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, relativos a pesquisa realizada pelo instituto Datafolha, que revelam crescimento de índices de todas as formas de violência contra a mulher.
Os números atuais apontam para 18 milhões de vítimas de violência no ano de 2022, “ou seja, mais de 50 mil por dia”. A cada 3 mulheres com idade de 16 anos ou mais, 33,4% já sofreram violência.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela Professor Marcos, apontou que este índice (33,4%) é maior que a média global, de 27%. Pouco mais de 8% dos casos de violência chegam ao conhecimento da polícia e de 4% são identificados pelo Sistema Único de Saúde.
Pelo menos 52% dos casos de agressão contra a mulher são registrados em cidades do interior. Professor Marcos lembrou que Goiás tem o mais alto índice de estupros em relação ao número de habitantes. Disse que, segundo dados do IPEA (IBGE), a taxa de notificação de estupros é de apenas 1%.
(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)