Presidente Lisieux diz que marco da sua gestão foi aprimoramento da transparência da Câmara

por marcos — publicado 14/12/2016 13h15, última modificação 20/12/2016 08h55
Presidente Lisieux diz que marco da sua gestão foi aprimoramento da transparência da Câmara

Presidente Lisieux diz que um dos marcos da sua gestão foi o aprimoramento da transparência da Câmara Municipal

O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Lisieux José Borges (PT), usou a tribuna nessa quarta-feira (14), na última sessão ordinária dessa 17ª legislatura, para prestação de contas do seu trabalho na administração da Casa, no biênio 2015-2016.

O balanço do presidente ao final do período legislativo é obrigação regimental. Além do pronunciamento, Lisieux entregou a cada vereador um relatório com detalhes das atividades comandadas por ele na presidência da Câmara.

Para o presidente, uma de suas principais contribuições foi a criação de um novo Portal da Transparência para a Câmara Municipal, com todos os dados necessários, exigidos por lei, de fácil acesso e reconhecido pelo Ministério Público. “Tudo está bem visível, bastante informativo”, frisou Lisieux.

Ainda na área da tecnologia da informação, o presidente lembrou que o portal do Legislativo passou na sua gestão a utilizar o sistema Interlegis, o mesmo do Senado e da Câmara Federal, mais moderno e transparente. “Todo cidadão pode acompanhar a atividade legislativa da Casa e do seu parlamentar. Tudo mais simples e seguro”, explicou.

Lisieux comentou também que como presidente, o contraditório sempre marcou os debates em plenário, algo inerente à democracia. Ele lembrou que por diversas vezes, secretários municipais estiveram nas sessões, prestando contas à população e respondendo a questionamentos dos vereadores.

O presidente também ressaltou que chamou diversos concursados para seus cargos e contratou estagiários para dar melhor suporte ao trabalho da Câmara. Outra conquista da sua gestão foi a reforma do Regimento Interno, que necessitava de mudanças depois do aumento de 15 para 23 vereadores - um dos marcos foi a mudança do horário das sessões, do período da tarde para a manhã, a partir das 9h30.

Lisieux falou ainda da sua preocupação em preservar a história do Legislativo, através da contratação de profissionais e aquisição de equipamentos para o centro de memória, que por portaria do presidente passou a existir como órgão oficial, denominado desde essa semana de Centro de Pesquisa e Documentação (Cepedoc).

O presidente registrou solenidade organizada por ele, em 2015, na comemoração dos 25 anos da promulgação da primeira Lei Orgânica do Município de Anápolis (Loma). “Um documento que, inclusive, meu pai José Borges ajudou a construir ativamente, já que foi vereador naquele mandato. Foi um evento com receptividade extraordinária, uma festa muito bonita”, discursou Lisieux. Uma edição especial da Loma, com as emendas desde sua criação, foi confeccionada para a ocasião.

Outra conquista lembrada pelo presidente foi a automação do processo legislativo, que possibilitou a entrada da Câmara Municipal em uma nova era, a digital. Lisieux também entregou aos pares um livro que relaciona todo o patrimônio do Legislativo, um levantamento solicitado por ele, também levando em conta a busca pela transparência. “No que diz respeito à questão financeira, tivemos um trabalho árduo e um cuidado especial com os recursos públicos geridos por nós”, comentou o presidente.

Por fim, Lisieux disse que agradecia cordialmente todos seus pares, pela compreensão ao longo dos últimos dois anos. “Administrar uma Câmara não é fácil, mas tive apoios importantes”, concluiu.

Assista essa reportagem na TV Câmara. Clique aqui.

registrado em: