Presidente Leandro e vereador Reamilton acompanham inauguração da ETA Compacta

por Fernanda Morais publicado 03/08/2021 16h30, última modificação 04/08/2021 08h50

O presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro (PP), e o vereador Reamilton Espíndola (Republicanos), representaram a Câmara Municipal durante a solenidade de inauguração da Estação de Tratamento de Água (ETA) Compacta em Anápolis.

O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (3.ago) na sede da Saneado localizada no Jardim América. O investimento na obra foi de R$ 14,2 milhões e o benefício vai proporcionar o aumento da capacidade do sistema de captação de água em 150 litros por segundo.

A inauguração contou com as presenças do governador Ronaldo Caiado (DEM), do prefeito Roberto Naves (PP), do vice-prefeito Márcio Cândido (DEM), do presidente da Saneago Ricardo Soavinski, do deputado estadual Amilton Filho (SD), do deputado federal delegado Waldir (PSL) e do presidente da Agência Goiana de Regulação, Marcelo Nunes.

Além da inauguração da ETA Compacta, foram entregues a ampliação de adutoras, a interligação de poços artesianos e aumento de reservatórios. Na solenidade o governador Ronaldo Caiado disse que desde 2019 foram investido R$ 59,9 milhões no setor de saneamento básico local e a meta é impedir que Anápolis sofra com falta de água, como ocorreu há mais de 20 anos, principalmente nas regiões mais altas da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Leandro Ribeiro disse que Anápolis recentemente foi contemplada com autorização do Governo de Goiás para expansão da área do Daia, portanto é necessário preparar a cidade para esse novo ciclo de crescimento.

“Novas indústrias chegarão o Município e precisam de estrutura, de fornecimento de água e de energia para funcionar. Além disso, a cidade sofre há décadas com o desabastecimento de água nos períodos de estiagem. Nossa luta é para que a cidade supere esse problema que causa transtornos para população atingida”, destacou Leandro Ribeiro.

O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski disse que o processo de investimento na Estação de Tratamento da estatal começou na Câmara Municipal. “Os vereadores abriram espaço para conhecer e apresentar o projeto de expansão e de melhorias na prestação de serviços a comunidade. Hoje começamos a ver esse resultado. Essa parceria entre os órgãos públicos é fundamental para o desenvolvimento das cidades”, falou.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves, disse que mesmo em período de pandemia, a Saneago está cumprindo o cronograma de investimentos em Anápolis. “Hoje temos uma relação de respeito entre Saneago e Município porque a empresa promove benfeitorias com a arrecadação que tem na cidade”, comentou. Ainda de acordo com Roberto Naves a manutenção do contrato entre a estatal e o Município foi positiva.

“Atualmente temos um índice de 99,5% de cobertura de água tratada na cidade e atendimento de mais de 386 mil pessoas”, concluiu o prefeito.