Presidente da Codego atende solicitação da Câmara e faz reunião para tratar das demandas do Daia
Em atendimento a um convite da Câmara Municipal de Anápolis, esteve na cidade na manhã desta sexta-feira (11.out), o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), Marcos Ferreira Cabral. Na sede administrativa do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia), se reuniu com representantes do Poder Legislativo municipal, Sindicato das Indústrias Farmacêuticas de Goiás, Porto Seco Centro-Oeste, Rotary Clube e empresários do Daia.
A Câmara de Anápolis foi representada pelos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSDB), Lélio Alvarenga (PSC) e Paulo de Lima (PDT). Em pauta questões como a escassez da demanda de água da Estação de Tratamento do distrito (que abastece as empresas e mais 48 bairros da região sul da cidade), regularização fundiária das áreas do Daia, emissão de Alvará de Licença Ambiental, insegurança de empresários e trabalhadores, e serviços de infraestrutura e logística, como estacionamento, pavimentação asfáltica, iluminação pública e pontos de ônibus.
Marcos Ferreira Cabral solicitou que todas as demandas, emergenciais ou não, sejam relacionadas em um documento e encaminhado a ele na Codego. Pastor Elias Ferreira ficou de elaborar o relatório, com todas as reivindicações dos empresários do Daia e da Câmara Municipal. Entre elas a solicitação à Secretaria de Segurança Pública para instalação de um posto policial para atender o Daia e região.
Os vereadores demonstraram preocupação especial quanto à falta de fornecimento de água aos moradores da região sul da cidade. “A Câmara entende que isso é emergencial, pois afeta diretamente a qualidade de vida de dezenas de milhares de pessoas. O ser humano é prioridade”, disse Pastor Elias Ferreira. Outro tema importante colocado em discussão pelos vereadores refere-se às denúncias que chegam ao Legislativo sobre o despejo de esgoto nos ribeirões próximos ao Daia.
REFLORESTAMENTO
A questão da água está diretamente ligada à preservação das nascentes e das matas ciliares. O administrador do Daia, Frederico Antônio Bastos Godoy, informou ao presidente da Codego e aos vereadores, que os próprios empresários se dispuseram a colaborar neste aspecto. A intenção é construir barreiras de proteção junto às nascentes e realizar atividades constantes de replantio de árvores às margens dos ribeirões. “As empresas também se dispõem a cotizar para adquirir um gerador de energia para a estação de captação de água”, disse Godoy.
O ex-prefeito de Santa Terezinha (GO), Marcos Ferreira Cabral, que respondia pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, foi transferido para a presidência da Codego. A posse foi no dia 4 de outubro. Seu primeiro compromisso oficial é a reunião no Daia, em Anápolis. Segundo ele a intenção é devolver ao distrito a infraestrutura mínima para o bom andamento das atividades. Pediu urgência no envio do relatório sobre as demandas do Daia, a tempo de apresentá-lo na reunião do Conselho Administrativo da Codego, na terça-feira (15.out).
PREFEITO
Entre os pedidos dos empresários, que Marcos Cabral promete encaminhar, também estão a instalação de um espaço comercial para atender o Daia e região, para disponibilizar lojas comerciais e agência bancária. E ainda a possibilidade de, em parceria com a Prefeitura, instalar uma Unidade Básica de Saúde. Por fim, solicitou aos vereadores o agendamento de um encontro já na próxima semana com o prefeito Roberto Naves (PTB), para tratar de questões ligadas aos serviços públicos que servem o Daia.
Marcos Cabral entende que é essencial para a solução das demandas a atuação conjunta da Codego com a Prefeitura, a Câmara, a Associação Comercial e Industrial (Acia), administração e empresas do Daia. O vereador Lélio Alvarenga disse que a postura do presidente da Codego traz “esperança sobre a seriedade das ações a serem realizadas”. O vereador Paulo de Lima cobrou agilidade do grupo para encaminhar por escrito a relação das demandas urgentes do Daia.