Presidente da Câmara e vereadores participaram do lançamento da revisão do Plano Diretor

por cma — publicado 01/06/2016 10h04, última modificação 01/06/2016 10h04
O presidente da Câmara Municipal, vereador Lisieux José Borges (PT), e os vereadores, Geli Sanches, Alfredo Landim, Wilmar Silvestre, todos do PT, Wederson Lopes (PSC) e Jakson Charles (PSB), representaram a Câmara Municipal durante o lançamento da revisão do Plano Diretor Participativo (PDP) de Anápolis. O evento aconteceu na manhã da ultima quarta-feira (1.jul.15) no auditório do Parque Ipiranga.
Presidente da Câmara e vereadores participaram do lançamento da revisão do Plano Diretor

Presidente da Câmara e vereadores participaram do lançamento da revisão do Plano Diretor

O atual Plano Diretor que está em vigor na cidade foi aprovado em 2006 e, conforme a lei Federal 10.257/2001, conhecida como Estatuto da Cidade, deve ser revisto a cada 10 anos. O evento faz parte das atividades de aniversário dos 108 anos de Anápolis. O trabalho de revisão do documento é comandado pela diretora do núcleo do Plano Diretor da Prefeitura, Rafaela Bueno, que será assessorada por profissionais do Instituto Tecnológico do Centro-Oeste.

Nos últimos meses a Prefeitura de Anápolis, via Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento - Núcleo Gestor de Planejamento Urbano e Controle do Plano Diretor, promoveu um amplo debate pela revisão das prerrogativas da Lei Municipal 128/2006, que instituiu o Plano Diretor da cidade. A adequação do documento deve ser concluída nos próximos cinco meses.

Antes de ser colocado em prática o Plano Diretor será encaminhada para avaliação e aprovação da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Lisieux José Borges, que também faz parte do ConCidade, núcleo que participa diretamente da elaboração do PDP, disse que os vereadores vão acompanhar todas as discussões desta revisão. “Acredito que o novo documento atenderá as demandas da cidade que cresceu e se desenvolveu consideravelmente desde a última intervenção completa no Plano”, destacou durante a solenidade.

A diretora de gestão do Plano Diretor de Anápolis, Rafaela Bueno, afirmou que o projeto de revisão do Plano está seguindo todas as etapas para a sua elaboração. “A revisão será feita em cima de todo o conjunto de leis que o compõe. Agora começa uma nova etapa. Realizaremos audiências públicas com a participação da sociedade, para colher propostas para melhorar nosso Plano”, comentou.

O secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação, Leonardo Viana, destacou que a readequação do Plano Diretor será um desafio. O objetivo final da proposta, segundo ele, será garantir o desenvolvimento organizado da cidade preservando seus recursos e fontes de bem estar. “O consenso entre essas duas partes é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, pontuou.

O prefeito João Gomes também ressaltou que o foco da readequação do PDP é a qualidade de vida das pessoas. Ele reforçou que a administração municipal está focada em garantir que a cidade tenha um Plano Diretor de acordo com sua demanda. “Estamos sempre atentos aquilo que colabore com nosso desenvolvimento”, disse o petista durante o evento.

 

registrado em: