Presidente Amilton integra comitiva que busca investidores para futuro polo da indústria de Defesa

por marcos — publicado 21/03/2018 13h44, última modificação 21/03/2018 13h44

O presidente Amilton Filho (SD) disse na tribuna, nesta quarta-feira (21.mar), que levou o apoio da Câmara Municipal ao projeto de construção em Anápolis de um polo de indústrias de insumos para a área da Defesa nacional, em uma visita feita a entidades e empresários em São Paulo.

Amilton fez parte de uma comitiva que esteve na capital paulista durante toda a terça-feira (20.mar). O presidente da Câmara viajou com o prefeito Roberto Naves (PTB), o presidente da Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia) e os secretários de Desenvolvimento Econômico Francisco Pontes (estadual) e Adriano Baldy (municipal).

Também participaram do encontro os conselheiros do Comitê de Assuntos de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Comdefesa-GO), um colegiado criado a partir de uma iniciativa da Acia para tentar consolidar o novo polo industrial em Anápolis.

Amilton Filho explicou que a visita teve como objetivo apresentar as vantagens de Anápolis para receber indústrias da área de Defesa, um setor que movimenta bilhões de reais anualmente, produzindo diferentes itens para servir forças de segurança. “Como foi dito, é uma indústria que trata desde o alfinete até o foguete. Há ainda calçados especiais, diferentes insumos, armas e armamentos, entre outros. É uma cadeia produtiva altamente rentável”, frisou.

O presidente da Câmara contou que conversou com membros da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e também fez reuniões com potenciais investidores para Anápolis na Fiesp, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a maior e mais tradicional entidade classista do Brasil.

“Expomos a facilidade logística de Anápolis para as indústrias. Apresentamos o centro de convenções, praticamente pronto, o aeroporto de cargas, a plataforma logística e as ferrovias que servem Anápolis”, discursou o presidente. Ele também disse que foi apresentado aos empresários o recente e bem equipado setor hoteleiro anapolino e, principalmente, a ALA 2 (antiga Base Aérea).

“Há um movimento do Comdefesa-GO para que os R$ 7 bilhões gastos anualmente pela Força Aérea Brasileira em insumos e equipamentos sejam feitos por Anápolis, pela ALA 2, o que implicaria em incremento do ICMS e uma maior fatia do imposto direcionada à Anápolis”, explicou Amilton Filho.

O presidente informou que a comitiva de Goiás esteve em São Paulo em um bom momento, pois havia sido assinado em Goiânia a convalidação dos incentivos fiscais para o setor de Defesa, reduzindo o ICMS para essas indústrias de 17% para 4%. “Falamos também de crédito outorgado e outras facilidades que o governo oferece aos investidores, que obviamente são grandes geradores de emprego”, disse.

Amilton explicou que disse aos empresários em São Paulo que a Câmara Municipal está aberta para analisar possíveis alterações na legislação local que possam beneficiar a implantação desse novo polo industrial. “É um movimento da cidade de Anápolis e o Legislativo também faz parte”, completou.

Segundo o presidente, uma nova agenda foi marcada pelo Comdefesa-GO. Empresários devem vir a Anápolis conferir in loco as vantagens apresentadas neste primeiro encontro. Em abril, a Acia participa de uma feira mundial de armas no Chile para apresentar a cidade aos participantes do evento.

registrado em: ,