Posse dos eleitos será no Teatro São Francisco e obedece protocolos de Saúde

por orisvaldo — publicado 27/12/2020 17h49, última modificação 27/12/2020 17h49
Posse dos eleitos será no Teatro São Francisco e obedece protocolos de Saúde

Posse dos eleitos será no Teatro São Francisco e obedece protocolos de Saúde

Os protocolos de orientações e restrições relacionadas à prevenção à Covid-19, emitidos pelas autoridades de Saúde, serão observados pela Câmara de Anápolis na solenidade de posse dos vereadores, prefeito e vice-prefeito, agendada para esta sexta-feira (1º.jan).

A Sessão Solene começa às 9 horas, nas dependências do Teatro São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí. Os convites foram limitados para quem será empossado, assim como para autoridades, servidores do Legislativo e profissionais de imprensa em serviço. A solenidade terá o apoio da Polícia Militar e da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte.

O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro (PP) disse que tudo é preparado para que as autoridades a serem empossadas tenham uma cerimônia digna da importância do momento, mas que ao mesmo tempo sejam cumpridas as determinações das autoridades sanitárias devido às pandemia.

Está definida a obrigatoriedade do uso de máscara de proteção facial. Será disponibilizado álcool gel em vários pontos do teatro. As poltronas serão ocupadas de forma que atenda as normas de distanciamento. Na entrada do teatro será aferida a temperatura.

Serão empossados os 23 vereadores eleitos e reeleitos nas eleições de 15 de novembro, assim como os reeleitos prefeito Roberto Naves (PP) e o vice-prefeito Márcio Cândido (DEM), para mandato de 2021 a 2024. Também será eleita a Mesa Diretora da Câmara, para o biênio 2021-2022.

A cerimônia, que será transmitida ao vivo pela TV Câmara no Youtube (youtube.com/camaraanapolis), começa com a posse dos vereadores. Será dirigida pelo vereador mais votado, Leandro Ribeiro (PP). A mesa diretiva também será composta pelos cinco vereadores na sequência dos mais votados: Andreia Rezende (SD), Thaís Souza (PP), Luzimar Silva (PMN), Divino Cavalheiro (SD) e Jean Carlos (DEM).

RITO
Os vereadores entregam Diploma e Declaração de Bens, fazem Compromisso de Posse e assinam livro de posse. Na sequência começa a eleição da Mesa Diretora. É aberto prazo de dez minutos para registro de chapa que, para tal, deve ser completa, composta por candidatos a presidente, vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

Embora regimentalmente as chapas devem estar completas para registro, a eleição é individual, cargo a cargo. À medida em que forem eleitos, os membros assumem seu lugar na mesa diretora da Sessão Solene. Concluída a eleição da Mesa, começa a posse do Prefeito e do Vice-Prefeito.

O protocolo prevê que prefeito e vice-prefeito entreguem Diploma e Declaração de Bens à secretaria da Mesa. Em seguida fazem o Compromisso de Posse. Por fim, o presidente da Câmara declara prefeito e vice-prefeito empossados. Para encerrar a cerimônia, usam a palavra dois vereadores, um que representa os eleitos e outro os reeleitos, assim como o presidente da Câmara e o prefeito empossado.

registrado em: