Por iniciativa do vereador Jean Carlos, Câmara presta homenagem à unidade do Samu da Vila Jaiara

por marcos — publicado 21/06/2017 16h20, última modificação 21/06/2017 16h21

A Câmara Municipal de Anápolis fez a entrega, na sessão ordinária desta quarta-feira (21.jun), de Certificado de Honra ao Mérito à unidade da Vila Jaiara do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), uma iniciativa do vereador Jean Carlos (PTB). O órgão completa um ano de funcionamento no dia 28 de junho próximo.

Servidores da unidade estiveram na Câmara, prestigiando o evento. A coordenadora da unidade, Eliane Bento Moreira de Lima, recebeu certificado pelos serviços prestados à frente do órgão. Já a servidora Edetina Batista foi escolhida para representar os colegas e receber o Certificado de Honra ao Mérito para o Samu da Vila Jaiara.

Em discurso, Jean ressaltou que desde o início do seu primeiro mandato (2013-2016) lutou pela descentralização do Samu em Anápolis – cuja sede principal fica na Avenida JK, no Jundiaí Industrial – conseguindo com que a administração municipal implantasse a unidade da Vila Jaiara, que atende a populosa região norte da cidade.

“O Samu é uma instituição que trabalha no anonimato. São pessoas que evitam sequelas, diminuem o tempo de internação hospitalar e o mais importante, salvam vidas”, frisou o vereador. Jean revelou que em um ano, o Samu da Vila Jaiara realizou 5618 atendimentos. A média diária chega a 15 ações de socorro prestadas pelo órgão. “Em nome da população anapolina, fazemos esse reconhecimento, pois o mais importante é a vida humana”, completou o vereador.

O Samu, que atende pelo fone 192, é um serviço de saúde que faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências e ajuda a organizar o atendimento na rede pública, com prestação de socorro à população. A proposta é a redução do número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce.

O Samu funciona 24 horas com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais motoristas-socorristas, que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, serviço de atendimento móvel de urgência pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica, transferências inter-hospitalares e de saúde mental da população.

registrado em: ,