Por iniciativa da vereadora Professora Geli, Câmara entrega Título de Cidadão Benemérito ao tenente-coronel Elisboa Moreira Belo

por marcos — publicado 23/06/2017 10h59, última modificação 23/06/2017 10h59

A Câmara Municipal de Anápolis fez a entrega, na manhã desta sexta-feira (23.jun), no Colégio da Polícia Militar Gabriel Issa, na Vila Nossa Senhora D’Abadia, de Título de Cidadão Benemérito ao tenente-coronel Elisboa Moreira Belo. A homenagem, uma iniciativa da vereadora Professora Geli Sanches (PT), foi realizada no Gabriel Issa porque o tenente-coronel Elisboa foi o responsável, como diretor, pela transformação do colégio em unidade da PM, a partir do final de 2013.

“O tenente-coronel Elisboa é filho de Anápolis e estudou aqui. Depois andou por esse Estado exercendo suas funções como militar e como educador, inclusive de trânsito, trabalhou na academia da PM e depois retornou para Anápolis para dirigir o colégio, quando ele passou a ser um colégio militar. É uma pessoa muito simples e importante para nós anapolinos pelo trabalho que ele fez, levando o nome da cidade para outros recantos de Goiás. É uma homenagem justa a esse cidadão, que agora é um cidadão benemérito”, frisou Geli Sanches.

Esposa do homenageado, Marta Iralva Freitas Belo fez um breve e emocionante discurso, lembrando pontos importantes da trajetória do companheiro, tanto familiar quanto profissional. O filho do casal, Suriany Henrique Freitas Belo, do 3º B do Colégio Gabriel Issa, representou os colegas na solenidade.

“Essa homenagem é importante e extensiva a todos os colégios militares da cidade. O tenente-coronel Elisboa cumpriu um papel importante no Colégio Gabriel Issa, quando da sua implantação e consolidação. Tratava-se de um grande anseio da comunidade na época”, afirmou o comandante e diretor atual da unidade de ensino, major Edmar Pereira de Araújo.

Segundo o oficial, o Colégio Gabriel Issa possui hoje 24 salas de aula, perfazendo 1,7 mil alunos em dois turnos. São 190 funcionários. “Uma unidade que antes de ser militar tinha pouco menos de 500 alunos”, completou major Edmar.

O tenente-coronel Elisboa Moreira Melo foi diretor do Gabriel Issa até abril de 2017. A participação na mudança positiva da unidade teve grande significado na vida do oficial, pois ele estudou no colégio, no final da década de 1970. “Nessa manhã me sinto lisonjeado porque não é todo dia que recebemos uma homenagem desse porte”, frisou.

Elisboa teceu elogios à vereadora Professora Geli, lembrando que ela prometeu a homenagem durante uma reunião, lhe causando surpresa e satisfação pelo reconhecimento do Poder Legislativo. O tenente-coronel, atualmente na reserva, frisou que não foi fácil a transformação do Colégio Gabriel Issa. “Tiramos vários caminhões de lixo [do pátio], trabalhamos muito e Deus nos abençoou para que um bom trabalho fosse feito”, comentou.

A vereadora Professora Geli afirmou que sempre valoriza aqueles que trabalham pela educação, pois se trata um fator de transformação da sociedade. “Precisamos valorizar aqueles que fazem educação, que acreditam na educação como fator de transformação social e ela foi um fator primordial na vida do tenente-coronel Elisboa, levando-o aonde ele chegou. Ele orgulha a todos nós”, destacou a parlamentar.

O tenente-coronel Elisboa Moreira Belo nasceu em 17 de fevereiro de 1957. Filho de Joaquim Moreira Belo e Maria Viana Belo, é graduado em Direito e cursa Teologia. É bacharel em Segurança Pública pela Academia da PM. Trabalhou em Goiânia, São Francisco de Goiás, Abadiânia, Campos Belos, Caldas Novas e Pires do Rio.

A sessão solene também foi prestigiada pelo subcomandante do Colégio Gabriel Issa, capitão Sirismar Fernandes, e pela vice-diretora, professora Cinara Chaves.

Clique aqui e veja mais fotos da solenidade.