Policial Federal Suender informa apresentação de projeto que beneficia pessoas com Fibromialgia
O vereador Policial Federal Suender (PRTB) usou a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (7.fev) para defender dois projetos de sua iniciativa. O primeiro se refere à garantia de direitos às pessoas com Fibromialgia em todos os ambientes da sociedade.
A Fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia cursa com sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. Uma característica da pessoa com FM é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas.
O outro projeto, informou Suender, altera a Lei Complementar nº 534/2023, com objetivo de determinar que o município, no máximo em três dias após receber a transferência de valores da parte do Ministério da Saúde, faça o pagamento do piso do profissional de enfermagem.
Segundo o vereador, esses trabalhadores têm dificuldade em receber o piso, desde sua implantação no segundo semestre do ano passado. “O dinheiro chega do Ministério da Saúde, mas ou não é repassado, ou é repassado com atraso”, disse. Suender reclamou que a Secretaria Municipal da Saúde não tem respondido aos pedidos de informação.
(Foto – Ismael Vieira)