Pastor Elias vai sugerir que o Executivo faça implantação de “bueiros inteligentes na cidade”

por fernanda — publicado 13/11/2018 16h44, última modificação 13/11/2018 16h44
Pastor Elias vai sugerir que o Executivo faça implantação de “bueiros inteligentes na cidade”

Pastor Elias vai sugerir que o Executivo faça implantação de “bueiros inteligentes na cidade” (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), disse que vai apresentar uma indicação ao prefeito de Anápolis para que faça a implantação de sistema de “bueiros inteligentes” na cidade a exemplo do que já acontece em São Paulo, Curitiba,  Balneário Camboriú e até em Goiânia.

“A ideia da nossa proposta é ajudar a resolver o problema das enchentes e alagamentos que acontecem em várias ruas de Anápolis principalmente nos períodos chuvosos causados exatamente pelo entupimento dos bueiros e bocas de lobo”, justificou.

O vereador explicou que o sistema é composto por um filtro, instalado no interior dos bueiros, nos moldes de uma peneira, que retém o lixo permitindo que a água da chuva flua para as galerias. Na sequência deve ser feito o procedimento de limpeza do bueiro para agilizar a sua desobstrução.

“Muito do material recolhido pode ser destinado para as reciclagens. Assim quando chover as bocas de lobo não estarão entupidas. O serviço para limpar esses bueiros é caro, com o filtro, além de facilitar o recolhimento do lixo, vai baratear custos”, pontuou.

Pastor Elias recebeu o apoio dos colegas e, ainda em seu discurso disse que a metodologia do “bueiro inteligente” impedirá que o lixo despejado de maneira errada nas ruas siga para os rios e córregos da cidade.

“O certo, o ideal é que não se jogue o lixo na rua. O povo tem que se educar. Mas é um sistema que funciona e pode ser implantado na cidade. Eu cito ali na Avenida Universitária, de frente uma faculdade, quando chove a água da enxurrada arrasta carro, arrasta moto e arrasta gente. E se observarmos, os bueiros estão entupidos de lixo, impedindo a passagem da água”, concluiu.