Pastor Elias traz resposta positiva de deputado para envio de respiradores ao Huana

por marcos — publicado 25/06/2020 10h37, última modificação 25/06/2020 10h37
Pastor Elias traz resposta positiva de deputado para envio de respiradores ao Huana

Vereador Pastor Elias, do PSD (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias (PSD) informou na tribuna, na sessão ordinária desta quinta-feira (25.jun), que recebeu ofício do deputado federal Major Vitor Hugo (PSL), informando encaminhamento a um pedido da Câmara Municipal para envio de respiradores e monitores para Anápolis.

No início da semana a Câmara aprovou Moção de Apelo, de autoria do vereador Pastor Elias, pedindo que os parlamentares de Goiás em Brasília intercedessem junto ao Ministério da Saúde, visando a criação de mais 18 leitos para Covid-19 no Hospital de Urgências Dr. Henrique Santillo (Huana).

O vereador informou que encaminhou a propositura por Whatsapp ao líder do governo Jair Bolsonaro, que já lhe trouxe uma resposta: fez o pedido dos 18 respiradores e 18 monitores diretamente ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A resposta afirmativa, disse Pastor Elias, representará um total de 33 leitos no Huana, um ganho considerável para a população.

Sobre o deputado Vitor Hugo, Pastor Elias disse que é “importante lidar com quem gosta de trabalhar e tem interesse na população que defende”. “Fico feliz e quero agradecer de coração ao deputado federal, que trabalha e luta”, reforçou o vereador.

Saneamento
Pastor Elias também falou sobre a aprovação, no Senado, do novo marco legal do saneamento básico. Agora, o texto aguarda sanção do presidente da República.

“Vai ajuda a população e quebrar monopólios. Os contratos vigentes poderão ser mexidos. É importante nessa questão da água e do saneamento, essa lambança mudará”, afirmou o vereador.

“O texto prorroga o prazo para o fim dos lixões, facilita a privatização de estatais do setor e extingue o modelo atual de contrato entre municípios e empresas estaduais de água e esgoto. Pelas regras em vigor, as companhias precisam obedecer a critérios de prestação e tarifação, mas podem atuar sem concorrência. O novo marco transforma os contratos em vigor em concessões com a empresa privada que vier a assumir a estatal. O texto também torna obrigatória a abertura de licitação, envolvendo empresas públicas e privadas”, informou Pastor Elias.

Além disso, disse o vereador, pelo projeto os contratos deverão se comprometer com metas de universalização a serem cumpridas até o fim de 2033: cobertura de 99% para o fornecimento de água potável e de 90% para coleta e tratamento de esgoto. “Trata-se de algo fundamental, pois a cada real investido em saneamento, economizamos quatro reais com saúde”, finalizou.