Pastor Elias representa Câmara, em Brasília, no acordo que beneficia Comunidades Terapêuticas

por orisvaldo — publicado 27/05/2019 20h50, última modificação 28/05/2019 20h53
Pastor Elias representa Câmara, em Brasília, no acordo que beneficia Comunidades Terapêuticas

Pastor Elias representa Câmara, em Brasília, no acordo que beneficia Comunidades Terapêuticas

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), representou a Câmara de Anápolis nesta segunda-feira (27.mai), em Brasília (DF), da solenidade de assinatura, pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, do acordo de cooperação técnica para inserção no Programas de Reinserção Social com Foco na Geração de Emprego e Renda, que permite a implementação do Plano Progredir e do Programa Brasil Mais Empreendedor em comunidades terapêuticas associadas ao governo federal. Pastor Elias é presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas e do Conselho Antidrogas do Legislativo anapolino. 

O objetivo da parceria, explica o vereador do PSDB, é disponibilizar qualificação profissional e criar oportunidades no mercado de trabalho para os jovens dependentes químicos e em situação de vulnerabilidade social. “Esse projeto está na mesma direção das políticas estabelecidas pela Câmara Municipal de Anápolis em defesa do fortalecimento das comunidades terapêuticas e da luta contra as drogas”, disse Pastor Elias. Segundo ele, o Fórum e o Conselho aos quais preside são núcleos que buscam fomentar e viabilizar a implementação de políticas públicas, projetos e ações para o setor, bem como colaborar com órgãos, associações e entidades relacionadas a temática.

 O acordo firmado em Brasília, revelou Pastor Elias, oferece cursos profissionalizantes, fornece orientações para projetos de empreendedorismo, além de facilitar o acesso a microcrédito produtivo. O ministro Osmar Terra informou que o investimento total do governo federal com o tratamento de dependentes químicos ultrapassa a cifra dos R$ 150 milhões anuais. Pastor Elias revelou que concorda com o ministro, ao defender que a reinserção social e profissional são passos fundamentais para a reabilitação das pessoas que enfrentam esses problemas. As comunidades terapêuticas  oferecem serviço de acolhimento às pessoas que se recuperam e integram o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).