Pastor Elias repercute saída de empresa na gestão de UTI Pediátrica da Santa Casa

por marcos — publicado 17/09/2019 16h00, última modificação 17/09/2019 16h00
Pastor Elias repercute saída de empresa na gestão de UTI Pediátrica da Santa Casa

Vereador Pastor Elias Ferreira, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) repercutiu na tribuna, nesta terça-feira (17.set), notícia de que a empresa Mediall deixará o serviço terceirizado de gestão da UTI Pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis.

Ele disse que estava vindo da unidade e que a “mesma novela de antes é a de sempre”. “Foi solicitada à empresa que continuasse o trabalho pelo menos até o final de setembro, mas isso custaria certo valor que o planejamento financeiro da Santa Casa não seria possível cobrir”, frisou Pastor Elias.

O vereador afirmou que com essa atitude, ficou claro que o custo mensal do serviço é maior do que a arrecadação de recursos para pagá-lo. “Portanto, a UTI Pediátrica funciona até que todas as crianças sejam transferidas”.

Pastor Elias falou também que na mesma Santa Casa, o pronto-socorro e a UTI ficaram vários dias sem plantonistas e em junho os médicos da equipe cirúrgica de oncologia romperam o contrato e paralisaram as atividades, pois estavam há dois anos sem receber AIH (autorização de internação hospitalar).

O vereador leu ainda uma mensagem enviada a ele por um médico, afirmando que o profissional não tem feito cirurgias pelo SUS, pois a Secretaria Municipal de Saúde não está autorizando. Segundo Pastor Elias, o médico disse que crianças estão indo a óbito na Santa Casa por doenças que cirurgias resolveriam.

O vereador ressaltou que tem ciência que a alta complexidade é de responsabilidade do Estado, mas até nisso se volta à “mesma novela”. “Quero crer que possamos chegar lá, juntos, para ver o que está acontecendo. O povo está pedindo socorro”, completou.