Pastor Elias fará audiência para pedir que Estado resolva regulação da média e alta complexidade

por marcos — publicado 17/02/2020 16h35, última modificação 17/02/2020 16h42
Pastor Elias fará audiência para pedir que Estado resolva regulação da média e alta complexidade

Vereador Pastor Elias, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) anunciou na tribuna, na sessão desta segunda-feira (17.fev), que irá realizar audiência pública no dia 12 de março, a partir das 9h, para discutir a Regulação da média e alta complexidade de consultas, exames especializados, cirurgias e vagas em UTI, que são obrigações da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e Secretaria Estadual de Saúde de Goiás.

Pastor Elias informou que está convidando todas as autoridades envolvidas na questão, como o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), o governador Ronaldo Caiado (DEM), o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, o secretário municipal de Saúde de Anápolis, Lucas Leite, promotores de Justiça, diretores de hospitais, entre outros.

Também serão chamados os secretários de Saúde de municípios pactuados com Anápolis, além daqueles que fazem parte da Regional Pirineus.

“Porque o que depende de Anápolis está sendo feito em termos de saúde de baixa complexidade, programas preventivos e outras áreas. Mas o negócio é lá na capital, pois a maior parte da Regulação da média e alta complexidade está nas mãos da Prefeitura de Goiânia”, disse o vereador.

Pastor Elias citou o caso de uma senhora internada na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, que aguarda uma cirurgia anastomose bileo via biliar, procedimento que não é liberado pela Regulação em Goiânia. “Ela está em depressão já, aguardando uma cirurgia que não é liberada pelos responsáveis na capital”.

O vereador disse ainda que é importante levantar um relatório das pessoas em Anápolis que aguardam algum procedimento que depende de liberação de Goiânia, para saber dos responsáveis se será possível fazer ou não. “Queremos olhar nos olhos e saber dessas pessoas o que pode ser feito”.

Segundo Pastor Elias, tem paciente esperando por cirurgia em Anápolis há pelo menos quatro anos. “As pessoas estão sofrendo”, completou. Para o vereador, o governador precisa intervir, pois tanto ele quanto o prefeito de Goiânia já disseram que são “amigos de Anápolis”.