Pastor Elias pede apoio a políticos goianos para aumentar leitos de Covid-19 no Hospital de Urgências

por fernanda — publicado 22/06/2020 11h30, última modificação 22/06/2020 17h05
Pastor Elias pede apoio a políticos goianos para aumentar leitos de Covid-19 no Hospital de Urgências

Pastor Elias pede apoio a políticos goianos para aumentar leitos de Covid-19 em Anápolis (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (22.jun), o vereador Pastor Elias Ferreira (PSD), apresentou uma moção de apelo que será destinada aos senadores Vanderlan Cardoso (PSD) e Jorge Kajuru (Cidadania) e ao líder do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara Federal, deputado federal Vitor Hugo (PSL), solicitando a disponibilidade de mais 18 respiradores e 18 monitores para aumentar os leitos de Covid-19 no Hospital de Urgências de Anápolis (Huana).

O vereador pede que os pedidos dos políticos sejam encaminhados tanto para o presidente da República quanto ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

Pastor Elias é o presidente da Frente Parlamentar de Saúde da Câmara Municipal. Ele relatou que junto com alguns integrantes da Comissão de Saúde, vereadores Lélio Alvarenga (PSC), Américo Ferreira (PP) e Deusmar Japão (PP), foram ao Huana e constaram que no hospital tem leitos disponíveis e equipes preparadas para receber pacientes com coronavírus.

"Mas é preciso equipar esses leitos com respiradores e monitores. Então eu peço aos colegas que assinem essa moção comigo, e peço ainda que, além do senador Vanderlan e o deputado major Victor Hugo, que todos os deputados federais e senadores eleitos por Goiás nos ajudem nesse pedido", reforçou.

O vereador disse que atualmente o Huana tem 15 leitos disponíveis para atender Covid-19. A unidade, que é estadual, recebe pacientes da Região Pirineus e ainda de uma macroregião do Estado que abrange mais de 80 municípios. "Atualmente os 15 leitos estão sempre lotados. Aumentar esses 18 leitos é crucial para salvar vidas agora com esse boom da doença".

Pastor Elias disse ainda que antes de ir ao Hospital de Urgências, os vereadores conversaram o diretor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Sardinha, para entender o que está acontecendo em relação ao encaminhamento de pacientes de Anápolis para os hospitais que atendem a Região Pirineus.

"Estamos atentos a todas as questões que envolvam saúde em nossa cidade. Então faço um apelo também para o governador Ronaldo Caiado, que é anapolino, e ao secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino para voltar os olhos para nossa cidade", concluiu.