Pastor Elias Ferreira representa Câmara nos estudos sobre valor da tarifa do transporte coletivo

por orisvaldo — publicado 19/07/2019 14h37, última modificação 19/07/2019 14h37
Pastor Elias Ferreira representa Câmara nos estudos sobre valor da tarifa do transporte coletivo

Pastor Elias Ferreira representa Câmara nos estudos sobre valor da tarifa do transporte coletivo

Está em discussão o reajuste da tarifa do transporte coletivo em Anápolis. No dia 11 de julho foi realizada reunião da Comissão Tarifária, presidida pelo advogado Fabrício Lopes da Luz, composta também pelo secretário municipal da Fazenda, Geraldo Lino; o assessor governamental e auditor fiscal, Robson Torres; e o procurador Otoniel Ferreira. A Câmara Municipal de Anápolis foi representada na reunião pelo vice-presidente da Comissão de Urbanismo, Transporte, Obras, Serviços e Meio Ambiente, vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB). 

Segundo a comissão, o Ministério Público cobrou informações sobre o processo para se chegar ao valor da tarifa. O titular da 5ª Promotoria de Justiça, Paulo Henrique Martorini, também participou da reunião, assim como representantes da URBAN (concessionária do serviço). O mês de julho é a data base de reajuste da tarifa do transporte coletivo.   

A fórmula para calcular o reajuste no valor da tarifa é estabelecida em planilha presente nos contratos que estabeleceram a concessão para exploração do transporte público. O presidente da Comissão, Fabrício da Luz, revelou que neste período é feita a coleta de dados, em que a empresa concessionária apresenta suas argumentações sobre a tarifa. Toda documentação será analisada pela comissão.   

Pastor Elias Ferreira revela que a intenção da comissão, externada durante a reunião, é pensar em uma forma de política pública que beneficie os usuários, desonerando para eles a questão tarifária. E, ao mesmo tempo, minimizar ao máximo o custo do transporte, que atualmente é rateado apenas entre os usuários pagantes. A definição da tarifa, em geral, tem como base de cálculo a quilometragem percorrida, a quantidade de passageiros pagantes e a demanda total. Atualmente a gratuidade chega a 30%, refere-se a idosos, portadores de necessidades especiais e meia passagem para estudantes.

registrado em: