Pastor Elias Ferreira propõe audiência pública para discutir saneamento em Anápolis

por marcos — publicado 16/09/2019 21h15, última modificação 17/09/2019 12h15
Pastor Elias Ferreira propõe audiência pública para discutir saneamento em Anápolis

Vereador Pastor Elias Ferreira, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

Um requerimento do vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), aprovado nesta segunda-feira (16.set) na Câmara Municipal, propõe a realização de audiência pública para discutir o saneamento básico em Anápolis – abastecimento de água e andamento das obras de melhorias e implantação de rede de esgoto.

O evento foi agendado para às 9 horas do dia 1º de outubro e, segundo o vereador, serão convidadas as seguintes autoridades: Roberto Naves (prefeito de Anápolis), Sandra Mara Garbelini (promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás), Carlos José Soavinsk (presidente da Saneago), Tânia Valeriano (gerente Regional da Saneago em Anápolis), Eurípedes Barsanulfo da Fonseca (presidente da AGR), Valderi Borges da Silva (presidente da Codego), Álvaro Otávio Dantas Maia (presidente da Acia), Pastor Leordino Lopes Carvalho Júnior (presidente do CPA), dom João Wilk (bispo da Diocese de Anápolis), Manoel Vanderic Filho (Delegacia de Meio Ambiente de Anápolis) e Jakson Charles (secretário municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano).

“É preciso fazer essa audiência, trazer esse povo”, discursou Pastor Elias na tribuna. Segundo ele, a gerente da Saneago na cidade não tem autonomia para resolver questões essenciais para que não falte mais água na torneira do anapolino, portanto a importância de que o presidente da estatal esteja na Câmara Municipal.

No requerimento aprovado em plenário, o vereador diz que a deficiência dos serviços prestados pela Saneago na cidade é tema de diversas discussões. Ele apontou algumas necessidades urgentes: interrupções constantes no abastecimento de água em todas as regiões da cidade, vazamentos em reservatórios, má qualidade nas obras e falta de investimentos sustentáveis.

“São exemplos que evidenciam que é preciso uma atenção maior por parte das autoridades, no sentido de fiscalizar e exigir da companhia uma resposta à altura do que a população merece”, frisou Pastor Elias.

Rua
Em seu discurso, o vereador do PSDB também pediu providências da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos quanto aos problemas de alagamento na Rua 24 de Agosto, na Alexandrina.

Segundo ele, residências e fábricas localizadas na via acabam sendo alagadas porque o sistema de escoamento da água da chuva não funciona direito, inclusive com problemas no tamanho do bueiro existente no local.

Pastor Elias disse que o secretário Francisco Lacerda esteve na região prometendo a obra, que precisa ser feita antes do início do período chuvoso. De acordo com o vereador, a água represada sobe cerca de um metro, invadindo os imóveis. Além disso, os carros que passam na rua acabam jogando muita água para dentro do comércio e em pedestres nas calçadas.