Pastor Elias Ferreira debate vagas em UTI com secretários municipal e estadual de Saúde

por orisvaldo — publicado 03/05/2018 17h30, última modificação 03/05/2018 17h30
Pastor Elias Ferreira debate vagas em UTI com secretários municipal e estadual de Saúde

Pastor Elias Ferreira debate vagas em UTI com secretários municipal e estadual de Saúde

O vereador pastor Elias Ferreira (PSDB) intermediou, na manhã desta quarta-feira (2.mai), reunião entre o secretário de Saúde de Anápolis, Lucas Leite, e o secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela. Em pauta o oferecimento de serviços de alta complexidade em Anápolis, especialmente as vagas em UTI. 

O encontro, realizado em Goiânia, teve também as presenças do reitor da UniEvangelica, Carlos Hassel Mendes, e o chanceler da UniEvangelica e do Hospital Evangélico Goiano, Ernei de Oliveira Pina. Ambos trataram com Leonardo Vilela sobre dívidas do SUS, VIA Estado e Município, para com aquela unidade hospitalar. 

Entre os assuntos encaminhados na reunião, disse Pastor Elias Pereira, está a decisão de realizar convênio envolvendo o Município e a União, nos moldes do Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP). Este protocolo é o instrumento que se destina à formalização da relação entre gestores do Sistema Único de Saúde quando unidades públicas de saúde, hospitalares e ambulatoriais especializadas, situadas no território de um Município, estão sob gerência de determinada unidade federativa e gestão de outra.

PCEP
O PCEP, segundo seu instrumento de criação – Portaria nº 161, de 21.01.10, do Ministério da Saúde – deverá contemplar a definição da oferta e fluxos de serviços, metas qualitativas e quantitativas, bem como mecanismos de acompanhamento e avaliação. A transferência de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde (FNS), relativa ao valor do PCEP, deverá ser feita preferencialmente para o Fundo de Saúde do ente que gerencia a unidade pública de saúde. 

Para o Pastor Elias Ferreira, esta providência será essencial para agilizar a prestação de serviço. “Com o convênio os recursos para pagamento dos procedimentos realizados serão transferidos diretamente para a conta do prestador”, disse. O vereador também questionou o secretário Leonardo Vilela sobre as novas vagas de UTI criadas no Hospital de Urgências de Anápolis, “ele nos assegurou que serão liberadas o mais rápido possível”.

TERCEIRO TURNO
Outra providência que Leonardo Vilela deve adotar em breve, informou Pastor Elias Ferreira, é a criação do chamado ‘Terceiro Turno’ de atendimento no Hospital de Urgências de Anápolis. “Assim os exames passariam a ser feitos também no período noturno”, disse o vereador. Segundo ele, é primordial disponibilizar mais vagas de UTI para adultos e crianças. Segundo dados do HUANA, serão ofertados à população mais 69 leitos, sendo 15 de UTI.