Pastor Elias Ferreira apresenta números de Anápolis no Censo Agropecuário do IBGE

por marcos — publicado 07/08/2018 16h00, última modificação 07/08/2018 16h00
Pastor Elias Ferreira apresenta números de Anápolis no Censo Agropecuário do IBGE

Pastor Elias fez parte de comissão que acompanhou censo (Crédito da foto: Ismael Vieira)

Representante da Câmara Municipal na Comissão de Geografia e Estatística do IBGE que acompanhou o Censo Agropecuário 2017, o vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) subiu à tribuna nesta terça-feira (7.ago) para fazer um balanço do resultado do trabalho realizado em Anápolis.

Segundo o vereador, o Censo Agro é a única pesquisa que vai a todos os estabelecimentos agropecuários do País, com o objetivo de obter informações de cada produtor sobre o quê, onde, quanto e como produz, seja agricultor familiar ou um grande produtor.

“Os dados coletados pelo IBGE transformam-se em estatísticas importantes para dimensionar os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis, para contar e conhecer melhor os trabalhadores rurais, que servirão para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia”, explicou Pastor Elias.

O vereador informou que em Anápolis os recenseadores visitaram 1165 estabelecimentos agropecuários, registrando 6370 bovinos, 58 caprinos, 126 equinos, 236.166 galináceos, 5 muares e 730 suínos. As lavouras permanentes detectadas são de abacate, banana, borracha (látex coagulado), café arábica, goiaba, jabuticaba, manga e tangerina.

Pastor Elias considerou os dados coletados abaixo da realidade do que se conhece da zona rural de Anápolis. Ele sugeriu que seja feito um convite ao chefe da agência do IBGE em Anápolis, Adriano Carvalho Moreira, para que fale sobre o Censo Agro 2017 aos vereadores.

Elias destacou o bom trabalho realizado por Adriano frente ao IBGE local e nomeou a comissão que acompanhou os trabalhos do censo: Cecília de Guadalupe (representante da Emater), Eva Cordeiro (representante da Prefeitura de Anápolis) e Josimar Alberto Pereira (representante da Agrodefesa).