Pastor Elias Ferreira apoia Polícia Militar no reforço da segurança na zona rural de Anápolis

por fernanda — publicado 19/06/2018 11h12, última modificação 19/06/2018 11h12
Pastor Elias Ferreira apoia Polícia Militar no reforço da segurança na zona rural de Anápolis

Pastor Elias Ferreira apoia Polícia Militar no reforço da segurança na zona rural de Anápolis

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Segurança Pública da Câmara Municipal, disse que no dia 14 de junho organizou uma reunião na região da Fazenda Tiririca, próximo ao Distrito de Interlândia com a presença da Polícia Militar. O objetivo foi discutir melhorias na segurança pública da zona rural de Anápolis.

“Temos conhecimento de muitos roubos na região. Já estivemos em Joanápolis pelo mesmo motivo com o comandante geral da PM, coronel Freitas. Agora fomos na Tiririca. Agradeço ao major Luciano, comandante do 28º Batalhão da PM e o comandante da CPE, major Saliba que nos acompanharam nessa conversa com os fazendeiros e produtores rurais da região e juntos vamos conseguir reforçar a segurança desse povo”, explicou.

O vereador contou que o major Luciano já está trabalhando para implantar a Patrulha Geo Referenciada na zona rural da cidade. O serviço consiste na integração entre a Polícia Militar, produtores e o Sindicato Rural no sentido de fazer a identificação e o mapeamento das propriedades rurais em um banco de dados próprio da PM.

“Esse cadastro será feito via satélite, com uso de GPS que terá os dados do donos e da propriedade rural, assim com seus animais ou atividade agrícola desenvolvida. Já foi feita a primeira fase de implementação do sistema de policiamento que é o levantamento das propriedades pertencentes ao 28º Batalhão”, contou.

Assim que o mapeamento das propriedades for concluído, será feita uma reunião entre os envolvidos no processo para que façam aquisição dos materiais que serão necessários para dar suporte ao serviço. “Notebook, GPS, celular funcional, drone, são alguns dos acessórios. A PM vai oferecer viaturas e o treinamento dos policiais que são responsáveis pela patrulha rural para operação dos equipamentos”, explicou o vereador acrescentando que após esses procedimentos será iniciado a Patrulha Geo Referenciada”.

Ainda de acordo com Pastor Elias Ferreira, estão previstas reuniões com moradores da Zona Rural de Souzânia e a Polícia Militar. “Vamos também conversar com a delegada Regional, Aline Vilela, já que a Polícia Civil é a responsável pelas investigações dos crimes, para que os fazendeiros e produtores rurais tenham segurança em suas casas”, disse.

Bombeiros

Ainda na tribuna do plenário, o vereador do PSDB falou sobre o curso de Instrutor Flashover do Corpo de Bombeiros em Anápolis.

“Foi também no dia 14 de junho, no Centro de Operações e Tecnologia de Incêndio (COTI) em Anápolis. Dos 26 integrantes da turma do curso, 18 eram bombeiros em Goiás. O evento foi grande, presidido pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Sérgio Ribeiro Lopes. Mérito também do coronel Ricardo, que comanda o batalhão dos Bombeiros em Anápolis e do tenente coronel Lindomar, comandante regional dos Bombeiros”, destacou.

De acordo com pastor Elias, os instrutores formados estão capacitados para ministrar ações de combate a incêndio urbano, aulas práticas no simulado de incêndio em tempo real tipo contêiner, a atuarem em locais confinados, além de disseminar a doutrina e padronização dos procedimentos de combate a incêndio.

"Toda essa capacitação teve o aval do comandante geral do Corpo de Bombeiros em Goiás, Márcio André de Morais. Por isso ficamos felizes em poder dar um título de cidadão anapolino ao coronel que tem se empenhado para capacitar os seus comandados. A matéria já está na pauta e agradeço a presidente Amilton por estar comigo nessa proposta", concluiu.