Pastor Elias fala do Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama

por marcos — publicado 02/10/2017 16h03, última modificação 02/10/2017 16h03

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) informou na tribuna, nesta segunda-feira (2.out), que realizará sessão solene no dia 19 de outubro para homenagear trabalhadores e voluntários da Unidade Oncológica de Anápolis (UOA), instituição ligada à Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG).

Elias frisou o trabalho feito pela entidade na campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, e comentou que é preciso que o poder público invista mais em exames para mulheres, pois muitas têm consciência de que é preciso detectar a doença de maneira precoce para que haja sucesso na cura, mas nem sempre são oferecidos recursos para que elas tenham acesso aos programas de saúde.

Pastor Elias disse que em 2007 realizou uma campanha na sua igreja, em parceria com o UOA, dentro do Outubro Rosa, com atendimento de 783 mulheres. “Conseguimos 11 médicos do Araújo Jorge de Goiânia e mais 11 de Anápolis”, comentou. Segundo o vereador, na ocasião foram detectadas 23 mulheres com problema de câncer de mama ou câncer no colo de útero. “Infelizmente entre essas, quatro vieram a falecer pela doença”, completou.

Pastor Elias falou ainda que entre as mulheres cuja doença foi detectada, havia algumas com 18, 20 anos de idade. “Não é só a mulher com idade mais avançada [que tem a doença], portanto há uma demanda para a prevenção”, explicou. O vereador voltou a reforçar: “tínhamos muitas mulheres com a consciência da importância do exame, mas que não faziam por não terem acesso”.