Pastor Elias é autor de Moção de Aplauso pelos 30 anos da Constituição Federal

por marcos — publicado 19/11/2018 13h33, última modificação 19/11/2018 13h33
Pastor Elias é autor de Moção de Aplauso pelos 30 anos da Constituição Federal

Pastor Elias também prestou homenagem ao casal de pastores Bertiê e Eliud (Foto: Ismael Vieira)

Uma Moção de Aplauso aprovada nesta segunda-feira (19.nov) pelo plenário será encaminhada ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, pelos 30 anos da Constituição Federal de 1988. “Promulgada em 5 de outubro daquele ano, o texto marcou o processo de redemocratização após o regime militar”, disse o autor da propositura, Pastor Elias Ferreira (PSDB), em discurso na tribuna.

“A Constituição deve regular e pacificar os conflitos e interesses de grupos que integram uma sociedade. Para isso, estabelece regras que tratam desde os direitos fundamentais do cidadão, até a organização dos poderes; defesa do Estado e da democracia; ordem econômica e social”, continuou o vereador.

Pastor Elias lembrou que a Constituição de 1988 tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Um dos principais pontos do texto, em vigência até hoje, destacou o vereador do PSDB, foi assegurar a liberdade de pensamento dos cidadãos brasileiros. “Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado”, completou.

Pastor Elias também falou do papel do presidente da Câmara Federal, deputado Ulysses Guimarães, naquela Assembleia Constituinte. O vereador justificou o nome dado à Carta Magna, “Constituição Cidadã”. “Durante cinco meses, cidadãos e entidades representativas encaminharam suas sugestões para a nova Constituição. Cinco milhões de formulários foram distribuídos nas agências dos Correios. Foram coletadas 72.719 sugestões de cidadãos de todo o País, além de outras 12 mil sugestões dos constituintes e de entidades representativas”, ressaltou o vereador.

Casal de pastores
O plenário também aprovou Moção de Aplauso ao casal de pastores Bertiê Adais Magalhães e Eliud Batista Coelho pelo aniversário de 16 anos de pastorado, frente à Assembleia de Deus Ministério Madureira Anápolis.

Na justificativa da propositura, o autor, Pastor Elias, lembrou o trabalho do pastor José Brandão Porto nos anos 1980 para crescimento da igreja, e frisou que com a eleição do pastor Bertiê como 1º vice-presidente em 1990, a Assembleia de Deus deu início à construção do templo atual da igreja, um dos maiores da região, um sonho do pioneiro.

“O pastor Bertiê recebeu a missão de coordenar a grande obra da construção da Catedral de Madureira em Anápolis. Após 11 anos, no dia 17 de novembro de 2002, foi inaugurado o templo, dedicando-o para o crescimento do Evangelho, para a honra e glória do Senhor Jesus Cristo”, escreveu Pastor Elias.

O vereador informou ainda que na inauguração do novo templo, o pastor José Brandão Porto anunciou a sua jubilação e a igreja elegeu o pastor Bertiê Adais como seu novo pastor presidente – o líder religioso permanece no cargo até hoje.