Pastor Elias diz que vai ao MP Estadual e Federal por término de rede de esgoto na região leste

por marcos — publicado 12/08/2020 10h35, última modificação 12/08/2020 13h56
Pastor Elias diz que vai ao MP Estadual e Federal por término de rede de esgoto na região leste

Vereador Pastor Elias, do PSD (Foto: Geraldo Fleury)

Moção de Apelo proposta pelo vereador Pastor Elias (PSD), na sessão desta quarta-feira (12.ago), solicita conclusão das obras de esgotamento sanitário na região leste de Anápolis, que deveriam ficar prontas em 18 meses, mas ainda não terminaram depois de 58 meses.

A propositura é direcionada ao governador Ronaldo Caiado (DEM), ao presidente da Saneago, Ricardo Soavinsk, à gerente da empresa em Anápolis, Tânia Valeriano, e à empreiteira responsável pela obra, a Essencial Construtora Eirelli.

Em discurso na tribuna, Pastor Elias prometeu ir ao Ministério Público denunciar a situação. Ele relacionou os 19 bairros que aguardam a ligação do esgoto na chamada Bacia Felizardos e disse que as cobranças acontecem – com razão – 24 horas por dia.

O vereador explicou que o problema é a passagem de uma tubulação não destrutiva por baixo da BR-060. Pastor Elias informou que esteve na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em Brasília, e conseguiu a autorização para que a Essencial executasse o serviço, mas até agora nada foi feito. “E o prazo dado pela ANTT é de 60 dias, que daqui a pouco expira”, alertou.

Pastor Elias disse que a situação toda é uma vergonha, que a sua luta continua a favor dos bairros, mas que agora é preciso procurar os promotores de Justiça.

Na Moção de Apelo, o vereador cita outros problemas identificados por ele na obra executada nos bairros. Em vários pontos onde valas foram abertas para a colocação dos canos o asfalto é de má qualidade. Resíduos de asfalto foram jogados em terrenos baldios. Ele classifica a situação como “descaso com os moradores”.

São os seguintes os bairros que fazem parte dessa obra de esgotamento sanitário na Bacia Felizardos: Parque São Jerônimo, Residencial Ayrton Senna, Parque Brasília 1ª e 2ª Etapa, Granville, Vila Feliz, Conjunto Filostro Machado, Residencial Morada Nova, Jardim Ibirapuera, Residencial Summerville, Jardim Flor de Liz, Santo Antônio, Jardim Tesouro, Parque São Conrado, Jardim Alvorada, Vila Operária, Chácaras Americanas, Vila Sul e Residencial Flamboyant.