Pastor Elias diz que após cobrança, Estado marcou cirurgia de lábio leporino para criança de Anápolis

por marcos — publicado 03/03/2020 14h28, última modificação 03/03/2020 14h28
Pastor Elias diz que após cobrança, Estado marcou cirurgia de lábio leporino para criança de Anápolis

Vereador Pastor Elias Ferreira, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) informou na tribuna, nesta terça-feira (3.mar), que a criança de 45 dias de vida levada pela mãe ao seu gabinete, precisando de uma cirurgia de correção de lábio leporino, teve seu encaminhamento marcado para o Hospital Materno Infantil.

O vereador utilizou a tribuna na segunda-feira (2.mar) para cobrar celeridade da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela fila de crianças de Anápolis que precisam fazer cirurgia de lábio leporino ou fenda palatina.

Esse tipo de intervenção é realizado pelo SUS em Goiás somente no Hospital das Clínicas da UFG, no Hospital Materno Infantil e no Crer (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo), todos em Goiânia.

“Ontem [2.mar] à tarde recebi notícia que o Hospital Materno Infantil passou o encaminhamento e o João Lucas irá amanhã fazer a primeira consulta para a cirurgia. É muito importante quando a gente pode fazer algo por alguém”, reforçou Pastor Elias.

O vereador frisou que a mãe dessa criança tentou amamentá-la, mas devido ao lábio leporino ela engasgou, o leite foi para os pulmões e houve necessidade de internação em uma UTI. “Por isso quero agradecer ao secretário municipal [de Saúde] Lucas Leite, ao Eduardo Sardinha, da Regulação, e ao secretário estadual [de Saúde] Ismael Alexandrino pela liberação da vaga”, disse Pastor Elias.

Segundo o vereador, em alguns momentos é preciso dar “uma sacudida”. “Falamos de manhã aqui na tribuna e à tarde recebi o encaminhamento. A mãe agradeceu porque vai levar o filho para um local de referência”. Ele ressaltou ainda que não se trata de um caso isolado, pois por volta de 5,8 mil crianças nascem por ano no Brasil com esse tipo de malformação.

Triunfo Concebra
O vereador Pastor Elias voltou a cobrar a concessionária Triunfo Concebra, para que não feche mais o acesso na BR-060 a vias laterais que levam ao Bairro de Lourdes, Jardim Tropical, Jardim Palmares e Residencial Ander, entre outros setores da região leste da cidade.

“Continua fechando o acesso a nossos bairros. É uma tristeza saber que essa concessionária não faz o que precisa, mas faz o que não é necessidade”, ressaltou.

Pastor Elias disse que vai à Brasília nesta quarta-feira (4.mar) para debater esses problemas na ANTT. “Porque estão estudando uma forma de reverter essa concessão, já que a Triunfo Concebra não investiu o que deveria, mas segue arrecadando nas praças de pedágio”, finalizou.