Pastor Elias cobra presença de secretário de Saúde para explicar critérios de testes de Covid-19

por fernanda — publicado 17/06/2020 16h40, última modificação 17/06/2020 16h40
Pastor Elias cobra presença de secretário de Saúde para explicar critérios de testes de Covid-19

Pastor Elias cobra presença de secretário de Saúde para explicar critérios de testes de Covid-19 (Foto:Ismael Vieira)

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSD) voltou a cobrar na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17.jun), esclarecimentos do secretário Municipal de Saúde, Lucas Leite, sobre os critérios que são adotados para realização dos exames que detectam o novo coronavírus em pacientes que procuram as unidades de saúde de Anápolis.

O vereador mostrou que já existem convocações feitas pela Comissão de Saúde e Frente Parlamentar de Saúde  da Casa para que ele esteja na Câmara respondendo os questionamentos dos vereadores sobre os testes e outros assuntos referentes a pandemia na cidade.

"Ora, para que estamos servindo? O povo tem nos cobrado explicações que nós não temos. Qual a nossa função aqui nessa Casa? Assim podemos arrumar nossas malas e ir embora. Mas uma coisa é certa. Posso encerrar meu mandato, não ser reeleito, mas enquanto tiver voz, eu vou cobrar", garantiu.

Pastor Elias mostrou que tem uma receita de remédios que chegou até ele de uma jovem que procurou uma das unidades de saúde com sintomas de coronavírus, mas não foi encaminhada para fazer um teste.

"O pai dessa jovem é doente, idoso. Ela trabalha no Daia onde colegas já estão afastados por suspeita da doença. Agora ela está em casa, não sabe se tem ou não coronavírus, a família é carente e não tem dinheiro para fazer o exame particular. E quando foi atendida, o médico disse que se ela sentir sintomas respiratórios por mais de quatro dias, poderia retornar para novo atendimento", mostrou.

O vereador também contou que a única resposta que recebeu sobre os testes é que eles só são realizados em pacientes internados com sintomas respiratórios, "mas e as pessoas que estão doentes? com sintomas? quando vão saber se estão contaminadas ou não? A época é de pandemia, mas as vidas precisam ser respeitadas", pontuou ele acrescentando que "temos um secretário em Anápolis que se chama Lucas Leite", frisou.

Saneago

Ainda em seu pronunciamento o parlamentar mostrou que recebeu um ofício da Saneago informando que está pronto o contrato entre a estatal e a empresa que vai fazer a obra de saneamento na BR-060.

"Falo sobre a implantação do cano não destrutivo de esgoto no perímetro urbano que passa a BR-060 na região leste da cidade. Essa reivindicação já me custou três idas a ANTT em Brasília, mas como diz o ditado, agora vai", comemorou.

Pastor Elias agradeceu a todos os vereadores que o apoiaram nessa demanda. "Juntos aprovamos ofícios e moções de repúdio quanto a não execução da obra. O prefeito Roberto agora fará a sua parte para que o benefício seja executado", terminou.