Pastor Elias cobra ligação de poços artesianos e alerta para possível falta de água na cidade

por marcos — publicado 16/06/2020 11h49, última modificação 16/06/2020 11h49
Pastor Elias cobra ligação de poços artesianos e alerta para possível falta de água na cidade

Vereador Pastor Elias, do PSC (Foto: Ismael Vieira)

Em discurso na tribuna, na sessão desta terça-feira (16.jun), o vereador Pastor Elias (PSD) demonstrou preocupação com o sistema da Saneago, que segundo ele pode apresentar desabastecimento novamente esse ano em Anápolis, caso providências não sejam tomadas urgentemente.

De posse de documentos oficiais da empresa, ele falou sobre os poços artesianos que serviriam para complementar o sistema Piancó. Dos 48 perfurados entre setembro de 2018 e dezembro de 2019, somente 17 apresentaram condições técnicas de quantidade e qualidade para efetivo uso.

“São poços com profundidades que variam de 100 m a 300 m e juntos podem produzir 418 mil m3 por hora”, informou o vereador, que fez ainda observações: para ele alguns poços já poderiam ter sido utilizados em 2019, pois foram abertos em 2018, mas a informação da viabilidade de cada perfuração só foi dada pela Saneago após a renovação do contrato com a cidade.

“Enfim, só 17 poderão ser aproveitados, mas a Enel tem que fazer essa ligação. Se não fizer isso, esse ano teremos falta de água novamente, o que é muito triste”, reforçou Pastor Elias. Ele disse ainda que a Codego havia prometido 20 poços, furou só seis e o presidente que assumiu o compromisso, Marcos Cabral, deixou o órgão. “E o sistema Daia abastece 39 bairros”, alertou.

“Agora me fala, como vamos fazer com essa situação? Onde está o investimento que a Saneago fez? Ainda tem um decreto do governador que suspende todo uso de água no Piancó por 210 dias. Só em 2 de janeiro de 2021 poderá ser utilizada”, completou o vereador.

Esgoto
Pastor Elias também leu ofício do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, enviado ao prefeito Roberto Naves (PP), que informa que para a conclusão da implantação de rede de esgoto em 17 bairros da cidade, da Bacia do Felizardo, é preciso que uma área particular seja declarada de utilidade pública.

“Temos que ver com o prefeito, para concluir essa obra de esgoto, essa canseira. Fiquei triste porque fui informado que a Essencial, empreiteira, está quebrada – mas pode até ser que vai terminar os 17 bairros”, disse Pastor Elias, que anunciou visita a essas obras nesta quarta-feira (17.jan), com a presença de executivos da área de obras da Saneago.