Pastor Elias apresenta Moção de Repúdio destinada ao Instituto que prepara provas do Enem e ao MEC

por fernanda — publicado 13/11/2018 09h06, última modificação 13/11/2018 09h06
Pastor Elias apresenta Moção de Repúdio destinada ao Instituto que prepara provas do Enem e ao MEC

Pastor Elias apresenta Moção de Repúdio destinada ao Instituto que prepara provas do Enem e ao MEC (Foto: Ismael Vieira)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (12.nov) o vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) apresentou uma Moção de Repúdio destinada ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) pelo conteúdo aplicado em algumas questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O vereador exemplificou sua insatisfação com a questão 37 da prova. Segundo ele, a pergunta retrata gírias utilizadas por homossexuais e “não se trata de temas úteis para o desenvolvimento social, intelectual, moral e cultural dos participantes”, ponderou.

O documento foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes na sessão ordinária. A frase que causou repúdio ao parlamentar diz que “Nhaí, amapô! Não faça a loka e pague meu acue, deixe de equê se não eu puxo o seu picumã!”.

Para o Pastor, os alunos não têm obrigação de saber o que significa essas gírias, além disso, o tucano acredita que o conteúdo é impróprio para ser utilizado em uma avaliação tão importante quanto o Enem.

“Fica aqui então o registro. Uma prova dessa não pode ser carregada de polêmica. O Inep, vinculado ao MEC, precisa rever a metodologia para elaboração das provas. O presidente eleito, Jair Bolsonaro foi um dos críticos dessa abordagem, e com razão. Tenho certeza que o ano que vem, com Bolsonaro na presidência, as coisas serão diferentes”, concluiu.