Parceria entre Professor Marcos e UEG fortalece campanha "Livro pra Ser Livre" e amplia acervo da biblioteca da Unidade Prisional Regional de Anápolis

por Geovana de Bortole publicado 25/04/2025 11h52, última modificação 25/04/2025 11h52

O vereador Professor Marcos (PT) participou, na tarde desta quinta-feira (24), da entrega de livros arrecadados na campanha "Livro pra Ser Livre", realizada na Unidade Prisional Regional de Anápolis. A ação tem como objetivo ampliar o acervo da biblioteca da instituição, promovendo a leitura como ferramenta de ressocialização.

Idealizada e executada por Einstein Augusto, assistente administrativo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), esta é a segunda edição da campanha, que já arrecadou aproximadamente 1.000 livros, entre obras de literatura brasileira e literatura estrangeira.

“A ideia surgiu como forma de contribuir para o aperfeiçoamento e a capacitação dos internos. A parceria com o Professor Marcos é fundamental, pois sei do seu engajamento com causas sociais e humanitárias, e com sua autoridade legislativa, ele tem melhor trânsito do que nós, enquanto sociedade civil”, explicou Einstein.

A ação teve ainda a intermediação do Conselho da Comunidade das Execuções Penais de Anápolis, fortalecendo o elo entre a sociedade civil, o poder público e o sistema prisional. Também contou com o apoio da UEG – Unidade de Ciências Socioeconômicas, representada pela diretora da unidade, professora Késia Rodrigues dos Santos, e pelas assistentes sociais Lorena Oliveira e Luma Rocha. Além disso, participaram da entrega o diretor da unidade prisional, Rodolfo Borges de Oliveira, e a supervisora de segurança, Kátia Dianne Camargo.

A atividade integra uma das frentes permanentes do Gabinete Professor Marcos, que tem como bandeira o incentivo à leitura, à valorização de bibliotecas e à democratização do conhecimento. “Nosso mandato tem um vínculo muito forte com a leitura, os livros e os espaços de conhecimento. Acreditamos que a educação transforma vidas — e levar esse acesso para dentro da unidade prisional é garantir oportunidade de recomeço, dignidade e esperança”, destacou o vereador.

Além de proporcionar formação pessoal e intelectual, a leitura também contribui para a remissão de pena, conforme previsto em lei. Ao estimular o hábito da leitura e oferecer oportunidades de estudo, a ação colabora diretamente com a redução da criminalidade, promovendo caminhos reais para a transformação social.

 Gabinete Professor Marcos

Conteúdo de responsabilidade do vereador e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Câmara Municipal de Anápolis.

 

registrado em: ,