Mulheres recebem Título Consuelo Nasser, da CTB-GO, em sessão especial da Câmara

por marcos — publicado 15/03/2019 10h27, última modificação 15/03/2019 10h27
Mulheres recebem Título Consuelo Nasser, da CTB-GO, em sessão especial da Câmara

Homenageadas no plenário Teotônio Vilela (Foto: Ismael Vieira)

Mulheres anapolinas de destaque em suas áreas de atuação foram condecoradas com o Título Consuelo Nasser, entregue em uma sessão especial realizada na Câmara Municipal na noite de quinta-feira (14.mar).

A homenagem é da regional goiana da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-GO), que contou com a parceria do gabinete da vereadora Professora Geli Sanches (PT) para trazer a solenidade a Anápolis.

Geli indicou nomes da cidade para receber o título. O Sindimóveis-GO (Sindicato dos Corretores de Imóveis no Estado de Goiás) também apresentou profissionais da cidade para ganhar a honraria. O mesmo foi feito pelo Sinpma (Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis).

Consuelo Nasser foi jornalista e advogada e uma das pioneiras em Goiás na defesa dos direitos das mulheres. Ela fundou o Centro de Valorização da Mulher (Cevam) no início da década de 1980. Faleceu em 20 de agosto de 2002.

A presidente da CTB-GO, Ailma Maria de Oliveira, destacou a importância de Consuelo como inspiração para uma caminhada que segue sendo travada atualmente, de garantia de espaços para a população feminina.

“Propomos a paz, o fim das desigualdades”, frisou Ailma, que lembrou a importância da presença das mulheres na política, como é o caso da vereadora Professora Geli em Anápolis.

Em seu discurso, Geli elogiou o trabalho da CTB goiana e a força da atuação da presidente Ailma. A vereadora destacou as homenageadas escolhidas para receber o Título Consuelo Nasser.

Ela destacou nomes como da advogada Erondina Maria Terezinha de Morais, delegada de polícia, diretora do Centro de Referência da Mulher. “Uma das pioneiras na luta pelos direitos da população feminina”, reforçou.

A vereadora disse que optou pela diversidade de profissionais na escolha dos nomes que indicou, o que exemplifica a presença das mulheres em todos os setores da sociedade, exercendo seus trabalhos com excelência.

Professora Geli também falou da importância das comemorações do 8 de março como momento de reflexão do papel da mulher na sociedade e as pautas que ainda precisam ser alcançadas.

A presidente do Sinpma, Márcia Abdala, lembrou que as mulheres dão a vida pela família e o trabalho. “As mulheres estão onde querem estar”, frisou. Se dirigindo às professores, Márcia lembrou que são elas que fazem a diferença na educação municipal.

O vereador Teles Júnior (PMN) exaltou as mulheres homenageadas e disse da importância de um lar onde o casal anda lado a lado. Ele lembrou do exemplo de Jesus, que demonstrou ao mundo o respeito às mulheres e a importância delas na sociedade.

O representante do Sindimóveis, Dário Sardinha Filho, parabenizou os organizadores da solenidade e disse que na sua área de atuação, as mulheres são bem melhores que os homens, já tem sensibilidade e poder de negociação bem mais amplo.

Em discurso em nome das homenageadas, a jornalista Fernanda Morais, da assessoria de imprensa da Câmara Municipal, disse que a desigualdade entre gêneros não é um impeditivo para que as mulheres sigam lutando por mais espaço na sociedade.

Fernanda também falou sobre Consuelo Nasser, que dá nome ao título dado pelo CTB. “Uma jornalista importante para Goiás, que lutou pela democracia e foi importante na construção de políticas públicas voltadas para a população feminina”, completou.

A solenidade foi marcada também pela entrega de Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal à presidente da CTB-GO, Ailma Maria de Oliveira, e à presidente do Sinpma, Márcia Abdala.

AS HOMENAGEADAS

Indicadas pela Câmara Municipal (vereadora Professora Geli)
Aida Gomes de Morais
Carla Ribeiro Godinho
Daiene Holanda Ferreira
Erondina Maria Terezinha de Morais
Fernanda Fernandes de Morais
Ionara Santiago
Joany Santos Nunes
Loide Maria Silva Bernardes
Sandra Reis Pedrosa

Indicadas pelo Sindimóveis
Luanna Inácia Gondim de Oliveira
Otavia Cabral
Andreia Patrícia Cardoso Neves
Maria do Carmo Ferreira
Cristiane Ferreira do Nascimento Areda

Indicadas pelo Sinpma
Cátia Regina de Oliveira
Dione Caetano da Mota
Ivanilda Nepomuceno Oliveira
Juliana Moura
Maria Augusta Alves de Souza
Maria Lucilene da Silva
Marina Pereira Nunes
Maryelle Lara de Sá
Rênia Fernanda Mendes de Souza
Vilma Aparecida Silva Santos

Indicada pela CTB-GO
Tatiane Felix da Silva