Morre Ricardo Naben, vice-presidente da Câmara no biênio 1995-1996
Morre, na manhã deste domingo (14.jun), aos 61 anos, o empresário Ricardo Jorge Naben, vice-presidente da Câmara de Anápolis no biênio 1995-1996. Carinhosamente chamado pelos amigos de ‘Fantinha’, há anos convivia com diabetes, que já havia lhe tirado a visão. Na quinta-feira (11.jun) foi internado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Naben, natural de Anápolis, era casado com Maria Roseli. Tinha três filhos. Ainda antes dos 20 anos começou a atuar no setor atacadista. Na década seguinte ingressou-se na política. Se filiou ao PMDB, partido que presidiu. Em 1992 foi eleito vereador para mandato de 1993-1996, membro de uma bancada de seis parlamentares, quando a Câmara contava 21 vereadores.
Apaixonado pelo futebol, Naben era torcedor do Anápolis Futebol Clube. Com apoio do amigo Benjamin Beze Júnior (que faleceu recentemente) foi presidente do clube. Nos dois anos de sua gestão levou o Galo da Comarca à decisão do Campeonato Goiano da 1ª divisão, em 1995 e 1996.
Já afetado pelo diabetes se afastou das disputa direta das eleições e passou a atuar nos bastidores. Participou das campanhas de seu irmão, Assef Naben, que cumpriu dois mandatos consecutivos na Câmara: 2005-2008 e 2009-2012. Ricardo Naben era reconhecido como um dos mais habilidosos articuladores políticos.
O presidente da Câmara, Leandro Ribeiro, em nome de todos os vereadores, lamentou a morte de Ricardo Naben. “Deixa um legado de participação efetiva no desenvolvimento de Anápolis como força econômica, social e política de Goiás. Dignificou o Poder Legislativo e teve papel essencial para o fortalecimento do futebol anapolino. Nossa solidariedade à família neste momento de dor”, conclui.
Em 2018, por indicação do vereador Mauro Severiano, recebeu a Comenda Henrique Santillo. Esta é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo e reconhece as pessoas que prestaram relevantes serviços ao município. O velório acontece na Igreja Ortodoxa de Anápolis (Rua Engenheiro Portela, Centro) e tem início às 13 horas. O sepultamento é previsto para às 17 horas, no Cemitério São Miguel, também na região central.