Morre José Vitor Caixeta Ramos, ex-presidente da Câmara Municipal de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 22/11/2024 12h24, última modificação 22/11/2024 12h24

Morreu na madrugada desta sexta-feira (22.nov), aos 77 anos de idade, o presidente do Sindicato Rural de Anápolis, José Vitor Caixeta Ramos, vereador por dois mandatos (2001 a 2008) e presidente da Câmara Municipal de Anápolis entre os anos de 2003 e 2004.

Caixeta estava internado em Goiânia, onde recentemente foi submetido a uma cirurgia. Faleceu depois de uma embolia. Ele deixa a esposa, Neide, os filhos – Rúbia, José Vitor e José Ricardo –, além de seis netos e dezenas de amigos e companheiros conquistados na política e no meio classista.

José Caixeta foi subprefeito de Sousânia por cinco mandatos. Ele presidiu o Demer, o antigo Departamento Municipal de Estradas de Rodagem, na gestão do prefeito Anapolino de Faria. Em 2008, no último ano do seu segundo mandato de vereador, foi candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pela ex-deputada Onaide Santillo. Foi a última eleição que disputou.

Em 2018, José Caixeta foi condecorado com a Comenda Henrique Santillo, a mais alta honraria entregue pelo Poder Legislativo anapolino. É dele o projeto de lei que transformou o dia 26 de julho em feriado municipal, em louvor a Sant’Ana, padroeira de Anápolis.

José Caixeta foi um dos nomes mais importantes do Sindicato Rural de Anápolis. Seu trabalho foi decisivo para a construção do Parque de Exposição Agropecuário, às margens da BR-153, um espaço definitivo e adequado para a realização da tradicional Exposição Agropecuária de Anápolis (Expoana) e também outros eventos da entidade. Foi também vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).

O presidente da Câmara de Anápolis, Dominguinhos do Cedro (PDT), lamentou a morte de José Caixeta, ressaltando a importância do presidente do Sindicato Rural para a vida pública anapolina. “Sua passagem pelo Legislativo ajudou a consolidar um poder forte e independente. Caixeta era de um espírito público invejável, sempre disposto a lutar pela cidade de Anápolis”, disse Dominguinhos.

O velório de José Caixeta acontece no auditório do Sindicato Rural de Anapolis, no Parque de Exposição Agropecuário. Às 14h, após a celebração de uma missa, o corpo segue para a Paróquia de Nossa Senhora D’Abadia, para mais homenagens ao líder da região. O sepultamento acontecerá às 17h no cemitério do distrito de Sousânia.

registrado em: