Membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico participam de reunião no Camelódromo

por geovana — publicado 30/08/2017 15h20, última modificação 30/08/2017 15h24
Membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico participam de reunião no Camelódromo

Membros da Comissão de Desenvolvimento Econômico participam de reunião no Camelódromo

A Comissão de Agricultura, Indústria, Comércio e Desenvolvimento (CAICDET) Econômico da Câmara Municipal de Anápolis, representada por seu presidente Teles Júnior (PMN) e pelos membros titulares Professora Geli Sanches (PT) e Fernando Paiva (PODE), participou de uma reunião com bombeiros e permissionários no Centro Comercial de Anápolis, popularmente conhecido como Camelódromo.

O objetivo do encontro foi discutir sobre liberação de alvará de funcionamento, que garante regularização e a segurança na prevenção e combate a incêndios.

A Associação responde por toda estrutura do Camelôdromo. Para que cada banca tenha seu certificado, é necessário regularizar o prédio.

Tenente Coronel Ricardo contou que o Corpo de Bombeiros fará um estudo no local para regularizar a segurança e explicou que as lojas são muito próximas, portanto qualquer foco de incêndio poderá ser generalizado. “Vamos garantir a segurança no local, para que não ocorra nenhuma tragédia. É um risco muito grande, e o prejuízo pode ser total. A última avaliação da estrutura, parte elétrica e a questão do gás está vencida”, detalhou.

Ele também esclareceu que cada banca é responsável por sua segurança, mas como a estrutura é compartilhada, é preciso que todos garantam as condições necessárias de funcionamento para evitar focos de incêndio. “Nossa grande preocupação e também nossa dificuldade é promover essa reforma e adequação de prevenção e combate a incêndio”, disse.

A maior causadora de incêndios, segundo Tenente Bandeira é a parte elétrica. Ele disse ainda não haver necessidade de possuir extintor em todas as bancas. “Podemos notar que as lojas têm muitos papéis e roupas, e com o curto circuito, a propagação de incêndio ocorre de maneira muito veloz. Também existem bancas com alimentação, e é preciso ter uma central de gás que atenda todo o complexo, já que não é permitido o uso de botijão em local fechado. E também precisamos traçar rotas de fugas, pois os corredores não podem ser obstruídos”, pontuou.

O presidente da Associação do Centro Comercial de Anápolis, Altino Alves Fernandes, contou que é necessário organizar a estrutura total do Camelódromo, como fiação, lâmpada de emergência e extintor de incêndio. “Procuramos a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para resolver todas as questões pendentes”, afirmou.

Também presente do encontro, o representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Jonas Neto revelou que a secretaria está realizando recadastramento obrigatório de todos os permissionários ligados à pasta. “Nossa preocupação é garantir a segurança e isso inclui o alvará dos bombeiros. Estamos levantando todos os problemas para apoiar e dar suporte nas reivindicações. Estamos em uma força tarefa para regularizar situações pendentes para dar tranqüilidade jurídica aos permissionários e para as pessoas que transitam no local”, falou.

Em nome da Comissão, o presidente Tele Júnior contou que já gerenciou a pasta do Micro empreendedor individual, e por isso seu contato com o Camelódromo é antigo. “Somos membros da Comissão e sabemos que o problema é antigo. Mas aproveitando esse momento de um novo governo e novos vereadores, juntamente com a Associação Organizada, vamos produzir e obter resultados. Queremos que as notificações cheguem até a Câmara Municipal, para que possamos elaborar documentos expondo a importância do cuidado do local, para que todos os permissionários abracem a causa. Acreditamos que existe o orçamento para a reformulação necessária e que é possível olhar para a questão da segurança, pois o cuidado é com a vida. Faremos o que for necessário para agilizar as mudanças”, concluiu o parlamentar.