Mauro Severiano elogia atuação do MP em caso da Estação de Tratamento de Esgoto
Em discurso na tribuna do plenário, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (13.mar), o vereador Mauro Severiano (PSDB) repercutiu o resultado de uma ação pública movida pela promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini em relação ao vazamento de esgoto que pode poluir o solo e os cursos hídricos subterrâneos.
Com a ação do MP, o juiz Carlos Eduardo Rodrigues de Sousa determinou que a estatal execute obras emergenciais para identificar e eliminar pontos de infiltração nos taludes das lagoas de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto de Anápolis em um prazo de 90 dias.
Outra questão que preocupa, segundo o vereador, são as análises das amostras de água do Ribeirão das Antas revelaram alterações nos níveis tóxicos acima dos índices de referência permitidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso há risco de rompimento da estrutura do aterro das lagoas de decantação. Tem ainda o odor que incomoda moradores próximos à ETE.
Caso não execute a obra a Saneago terá que pagar multa diária de R$ 10 mil.
“Esse mau cheiro tem que ter um fim. Depois do mês de junho, até outubro, a região norte da cidade é penalizada. Muito bem trabalhado essa decisão da Justiça através da ação movida pelo MP”, concluiu.