Mauro critica decisão do governo federal de convocar militares para atuarem no INSS

por marcos — publicado 10/02/2020 16h05, última modificação 10/02/2020 16h05
Mauro critica decisão do governo federal de convocar militares para atuarem no INSS

Vereador Mauro Severiano, do PSDB (Foto: Ismael Vieira)

O vereador Mauro Severiano (PSDB) criticou na tribuna, nesta segunda-feira (10.fev), a decisão do governo federal de utilizar membros da reserva do Exército brasileiro para suprir carências no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), que atualmente tem uma fila virtual com quase 2 milhões de pessoas aguardando análise de processos para aposentadoria.

“Por que pegar pessoas desconhecidas para o sistema e que, portanto, não estão preparadas para executar as funções”, questionou Mauro. Segundo ele, é preciso identificar a demora em atender as pessoas. Servidor aposentado do INSS, o vereador frisou que na sua época um pedido de auxílio-doença era resolvido rapidamente, ao contrário de hoje.

Mauro disse que o governo precisa sim realizar concurso público e recompor os quadros do INSS, ao invés de buscar uma solução no Exército. Em todo caso, frisou, há muita gente aposentada do próprio instituto que poderia prestar socorro nessa emergência.

Os 2 milhões de brasileiros na fila do INSS esperam para receber aposentadorias, pensões e auxílios, inclusive benefícios voltados para idosos e deficientes de famílias que ganham menos de R$ 250 por mês. Desde novembro, quando a reforma da Previdência foi promulgada, nenhuma aposentadoria sob as novas regras foi concedida.

De acordo com nota da Secretaria de Previdência, enviada à Comissão Mista de Orçamento do Congresso, no fim de 2019, um dos motivos da fila, que, à época, chegava a 2,3 milhões de pedidos, é a redução do quadro de funcionários do INSS. Na visão de advogados que atuam diretamente na área, esse é o fator que deveria ser primordial na proposta de solução do problema estudada pelo governo.

registrado em: ,