Luzimar Silva reclama da distância dos locais de votação para escolha de conselheiros titulares
Luzimar Silva ressaltou a importância da participação dos eleitores nesse processo, dada a relevância do Conselho Tutelar para a proteção de crianças e adolescentes. São mais de 60 candidatos às vagas de titulares e suplentes. “Não sei quem tomou essa decisão, ou se há tempo hábil para alterações, mas da forma que está, certamente, a presença de eleitores deve ficar abaixo da expectativa”, alertou.
Três locais estão habilitados para sediar o processo de coleta de votos, segundo informa o vereador: Faculdade Fama (Vila Jaiara), Faculdade Fibra (BR 060) e UniEvangélica (Cidade Universitária). Luzimar entende que as pessoas têm que votar o mais próximo de casa possível. Segundo ele, embora o processo eleitoral do Conselho Tutelar seja importante, a forma como foram escolhidos os locais de votação afugenta o eleitor.
Uma simulação feita por Luzimar Silva revela, por exemplo, que um eleitor que mora no Jardim Calixtópolis, que queira se deslocar ao seu local de votação, vai atravessar a cidade para ir à Faculdade Fama, na Vila Jaiara. “Isso significa uma distância de 17km. Para alguém que mora na Igrejinha são 20km. Se tiver que usar a BR 060, chega a 30km”, informou.
Nas últimas eleições do Conselho Tutelar, lembrou o vereador, apenas 8% dos eleitores aptos a votar foram às urnas. “A organização disse que, agora, iriam usar os meios de comunicação para incentivar a presença de eleitores, mas com essa dificuldade logística não vão conseguir. Como querem que a população participe dessa forma?”, indagou. Luzimar Silva cobrou da organização da eleição posicionamento sobre essa situação que considera grave.
(Foto – Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)