Luiz Lacerda diz que contribuinte precisa de esclarecimentos sobre cálculo da cobrança da TSU
Em discurso no grande expediente, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (5.mar) o vereador Luiz Lacerda (PT), disse que os contribuintes de Anápolis estão atrás de esclarecimentos sobre o critério que o Executivo utiliza para calcular a Taxa de Serviços Urbanos (TSU). Tarifa enviada ao contribuinte junto ao carnê do IPTU.
“O que estava confuso, ficou mais complicado ainda. Lembrando que no início de 2017 o secretário (Fazenda), Geraldo Linho fez um peregrinação para explicar como foi feito o cálculo da TSU para o ano passado. A Câmara Municipal tentou um desconto no percentual de aumento, mas o secretário disse que não era possível, pois estava cumprindo a lei sob pena de ser punido pelos órgãos de fiscalização”, disse o petista.
Luiz Lacerda continuou seu pronunciamento citando que Jakson Charles (PSB), líder do prefeito Roberto Naves (PTB), disse na semana passada que “agora, para esse ano, a Prefeitura estava dando o desconto para taxa da TSU. Temos que esclarecer. Se a prefeitura está dando esse desconto, cai por terra a tese passada do secretário Geraldo Lino”, comentou.
O vereador do PT frisou a questão “pode, ou não pode dar o desconto que pleiteamos anteriormente? Acredito que o que temos hoje, não é desconto, mas o valor apurado menor, que é calculado de acordo com o uso do contribuinte. Não se pode falar em desconto, o valor apurado de um ano para o outro que sofreu redução”, concluiu.
Em um aparte, Jakson Charles disse que pode estar acontecendo uma “má interpretação do que eu disse. Não é desconto. O valor apurado desse ano é inferior ao do ano passado, se eu falei em desconto, sou o primeiro a pedir desculpas, tenho essa humildade”, finalizou.